Decoração contemporânea e eclética | CasaCor
01 out, 2021 | Apartamentos, Mostras, Até 50 m2, Cidade
Fotos: Fran Parente/Divulgação
Escritório: Paulo Azevedo
Área: 50 m²
Local: CasaCor São Paulo
Ano: 2021
Um apartamento inspirado nos grandes centros urbanos dos anos 40 e 50, mas sem perder um olhar jovem e atual. Assim é o projeto de Paulo Azevedo na CasaCor São Paulo 2021. O arquiteto desenhou e desenvolveu grande parte de todo o mobiliário, assim como faz com seus clientes. O resultado é um projeto eclético com decoração contemporânea que estimula as memórias e os afetos.
“Clássico descontraído, com o realismo urbano, construído a partir de materiais nobres para trazer a vida e realismo ao seu ambiente”, explica Paulo Azevedo. O arquiteto realizou uma minuciosa curadoria na mistura de elementos que fazem uma viagem perfeita no tempo. O objetivo é traduzir o melhor do design de interiores em um apartamento atemporal, que poderia estar em São Paulo, Paris, Milão ou Nova Iorque.
A entrada se destaca pelo hall com pintura em tinta glossy marrom, que abraça um conjunto de elementos afetivos como retratos, polaroids e cartões postais. A composição desperta as memórias dos visitantes e traz sensação de acolhimento. Um grande obelisco faz a vez de moodboard e arandelas anos 70s criam um contraste na decoração contemporânea.
No living, as paredes forradas de veludo espanhol complementa os tons neutros do carpete de fibra natural, que foi desenhado pelo arquiteto a partir de sobras de tapetes By Kamy. A base em tons de pergaminho da pintura das marcenarias se equilibra com os toques de cores POP em alguns detalhes. Obras de arte de diferentes vertentes, arranjos florais de Alice Martins, e objetos comuns da vida dos jovens criam um visual moderno conectado ao passado.
A Art Deco se faz presente pelas cortinas de seda pura douradas, pela chaise longue em ikat com franjas, e pelos puxadores em formato de estrela desenhado pelo escritório (e produzidos pela Galo). A obra contemporânea da artista Estela Sokol, unida ao objetos e mobiliários dos anos 50, compõe a mistura do novo e do tradicional. A cadeira Luis XVI forrada em couro verniz preto recheia o ambiente com pequenos detalhes do morador, levando os visitantes a se interessar por sua história.
Toda a marcenaria dessa decoração contemporânea é executada pela Romazza, com desenho do próprio arquiteto. Os tecidos de veludo e seda pura são Danatelli Tecidos e os espelhos são da Guardian Brasil. Com mesa de centro em cerâmica executada pela Due Boutique, o visual se enriquece e cumpre seu propósito de levar luxo e conforto, abraçando o passado, o presente e o futuro.
Deixar um comentário