Decoração clean e minimalista
20 mar, 2024 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: MCA Estudio / Divulgação
Escritório: Studio LAK
Local: Brooklin, São Paulo
A arquiteta Sabina Kalaoun, sócia do Studio LAK, e o marido engenheiro compraram este apartamento antigo de 180m², no Brooklin, São Paulo, já com a intenção de fazer uma reforma completa, de todos os cômodos, antes de se mudarem do Rio de Janeiro para a capital paulista.
Ambos preferimos uma decoração mais clean e minimalista, mas, na hora de escolher móveis, tecidos, materiais e revestimentos, optamos por produtos que proporcionam a sensação de conforto e de aconchego.
Como o imóvel já tinha uma planta muito boa, o principal desejo do casal era criar uma sala espaçosa que tivesse a possibilidade de integrar ou isolar a cozinha, além de uma sala íntima com dupla função: tv e hall de distribuição dos quartos.
Entre as principais modificações na planta do imóvel, a arquiteta conta que a cozinha foi ampliada e conectada à sala através de uma marcenaria com portas de correr. Além disso, o acesso à antiga circulação íntima foi fechado para criar um bar ao lado do lavabo e os quartos passaram a ser acessados por outro local.
Buscamos referências que remetem à casa que ‘se veste’ de quem ali mora, uma casa que resiste ao tempo, às mudanças de personalidade, ao aumento da coleção de objetos e obras de arte de uma família. Um projeto que combina com artes de estilos variados.
Na decoração, todo o mobiliário e a maioria dos adornos são novos. Entre as peças do apartamento antigo que foram aproveitadas, a arquiteta destaca o quadro colorido ao lado do rack da sala, da artista Manoela Monteiro.
A combinação do piso em tábuas corridas de madeira clara com alguns revestimentos em cinza e off white, elementos em tons pastel, paredes e cortinas brancas e marcenaria em freijó natural resultou em uma base neutra e leve, replicada também nos mobiliários e estofamentos.
Deixar um comentário