Décor monocromático e intimista | CasaCor
30 set, 2021 | Casas, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Denilson Machado/ Divulgação
Escritório: BC Arquitetos
Área: 180 m²
Automação: High End
Paisagismo: Sandro Ward
Local: CasaCor São Paulo
Ano: 2021
Um espaço que leva o visitante a olhar para dentro, trazendo conforto e descanso: esse é o mote deste incrível projeto do escritório BC Arquitetos. Camila Avelar e Bruno Carvalho desenvolveram este ambiente para a CasaCor São Paulo 2021. A dupla mostrou mais uma vez porque são considerados profissionais autênticos, com um décor monocromático que dá protagonismo para o mobiliário e as peças de design.
Apostando em linhas curvas e recortes, o projeto Casa Alva chama atenção pelo visual intimista e refinado. Segundo o arquiteto Bruno Carvalho, os traços simples com detalhes arredondados conferem um ar poético e afetivo ao ambiente. “A palavra alva simboliza a clareza, a leveza e a luminosidade. Os recortes presentes no projeto evidenciam as entradas de luz e principalmente essa aproximação com a natureza”, diz.
O contato com elementos naturais se faz presente em cada um dos espaços do projeto, tendo como guia a água, o fogo, o vento e a luz. A lareira suspensa no living, a piscina com banho termal, a integração dos ambientes para circulação do ar, a valorização da luz solar… Cada componente promove a biofilia, conectando as pessoas com o mundo natural.
O décor monocromático é balanceado com o mobiliário brasileiro de época, trazendo densidade e elegância para os ambientes. As cadeiras da sala de jantar e do escritório, por exemplo, são de Joaquim Tenreiro, enquanto no living o destaque é da mesa de centro de Sergio Rodrigues. Percival Lafer e Zanini di Zanine assinam as poltronas. E como complemento, as demais peças foram adquiridas em antiquários como Galeria Teo, Herança Cultural e Use Galeria. Fortalecendo a brasilidade da Casa Alva, a sala conta com obra de Edgar Racy que desconstrói a bandeira do Brasil e o hino nacional.
Acentuando o contato com a natureza, a Casa Alva conta com projeto paisagístico de Sandro War, que traz um conjunto amplo de plantas que podem ser admirados de diferentes pontos da casa. Mas Bruno Carvalho e Camila Avelar não abriram mão da modernidade e incluíram automação completa na casa, em parceria com a High End. Na área íntima, o protagonismo é da bancada em mármore travertino bruto jateado, desenvolvida especialmente para a mostra com cuba embutida da Deca. As águas termais da piscina têm automação da Water Design.
A Casa Alva, assim, explora os potenciais de um décor monocromático, conferindo mais frescor e relaxamento. A ideia é que no espaço as pessoas tenham um momento interno de conforto. Com spa íntimo, boa ventilação, iluminação natural, e cercado de verde, o projeto é ideal para São Paulo, uma cidade que pede cada vez mais por descanso.
Deixar um comentário