Décor em tons claros e naturais
21 fev, 2024 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Juliano Colodeti – MCA Estudio / Divulgação
Escritório: Progetto.DOC
Área: 400m²
Local: Flamengo, RJ
Produção visual: Andrea Brito Velho
Localizado na Praia do Flamengo, zona sul do RJ, de frente para o Morro Pão-de-Açúcar, este apartamento de 400m² acaba de passar por uma reforma completa comandada pela designer de interiores Roberta Devisate, do escritório Progetto.DOC, para ser um novo lar de uma família composta por um casal com uma filha adolescente de 12 anos. O projeto incluiu também decoração nova em todos os cômodos, que foram redimensionados para se adaptar às necessidades dos novos proprietários.
Os clientes adoram receber em casa, são amantes de vinhos, cinema e viagens, e também colecionam artes. Conduziram a reforma com paciência e entusiasmo, participando ativamente de todas as etapas.
Toda a casa foi pensada para ser prática e de fácil manutenção, mas com extremo conforto e beleza, e o projeto aposta em uma base de tons claros, com décor pautado por materiais naturais, como madeira carvalho, linho, algodão, palhinha, couro e pedras.
Como a ideia era não tirar o protagonismo da vista, que é de tirar o fôlego, os ambientes da área social são bem claros e suaves, ressaltando ainda mais a paisagem externa.
Uma presença forte do design modernista brasileiro, valorizado através de importantes composições, com destaque para o par de cadeiras Curva assinadas por Joaquim Tenreiro (da década de 60) e o conjunto de cadeiras Lucio assinadas por Sérgio Rodrigues, em 1956. Dimensões, alturas, volumes… todas as proporções do mobiliário foram pensadas para não haver interferência no visual estonteante da Urca.
A marcenaria autoral desenhada pela própria designer inclui, por exemplo, as estantes gêmeas que ocupam as paredes laterais do living. Já a estante do jantar acomoda louças, nicho para adega e um aparador horizontal com tampo e fundo de Dekton, que funciona como apoio da mesa de jantar e ainda conta com gavetas para acessórios de vinho.
A ideia de emoldurar a paisagem e criar um elemento de luz e sombra delicado para a fachada surgiu em conversa com os clientes, que são apaixonados por muxarabis. A pedido deles, todo o piso em mármore existente no setor social foi preservado e restaurado, e o tom areia do material aparece também nas bancadas da cozinha e das salas de estar e jantar.
Outro pedido dos clientes foi integrar a cozinha com a área social do imóvel. A sensação de amplitude ganhou reforço extra no encontro discreto dos pisos, em tons próximos – em porcelanato cinza com grande formato na cozinha e mármore em tom areia na sala.
Deixar um comentário