Conexão São Paulo-Pequim
26 maio, 2015 |
A arquiteta Fernanda Moreira Lima sabe mesmo cativar os seus clientes. Tanto que os donos desse apartamento optaram por contratar os seus serviços mesmo quando foram morar do outro lado do globo. Apesar da distância, o casal de executivos suíços, transferido a trabalho para Pequim, capital da China, continuou a depositar a sua confiança na competência e no comprometimento de Fernanda. Afinal, com esse já são quatro projetos nascidos dessa parceria bem-sucedida, então empatia é o que não falta.
Ousada, a arquiteta topou na hora o desafio de decorar o imóvel de 270 m² a distancia, sem ao menos viajar à China uma única vez. Mesmo com uma diferença de 11 horas no fuso horário, foram realizadas diversas reuniões via Skype, além da troca constante de e-mails.
Em um primeiro momento, os proprietários viram-se tentados a comprar móveis com desenhos e formas tipicamente chineses, já que o valor de mercado desses itens era bem menor. Felizmente, Fernanda logo conseguiu convencê-los de que o ideal seria investir em peças contemporâneas e elegantes, compondo um décor atemporal que poderia inclusive acompanhá-los em uma nova morada, caso o casal se mude para outro canto do planeta no futuro.
Uma vez em um país estranho e extremamente populoso, não havia nada mais importante para os clientes do que construir um lar que fosse como um porto seguro, evocando aconchego e paz. A arquiteta então traduziu essas sensações através de cores neutras e suaves, mobiliário confortável e de medidas generosas e obras de arte. Assinadas pela fotógrafa Fernanda Genthon, as imagens com motivos de natureza e símbolos chineses criam um contraste com o cenário urbano e agitado da cidade, além de ter um apelo regional.
O toque final fica por conta das relíquias e dos objetos de família usados na produção, como máquinas fotográficas e óculos do século XIX que pertenceram à avó da proprietária. Grandes painéis de vidro cercam todo o apê, revelando o skyline iluminado de Pequim. Decididamente cosmopolita, essa morada reflete a multiplicidade de seus donos, que a qualquer hora podem estar em qualquer lugar do mundo.
null
Deixar um comentário