Como Um Loft Nova Iorquino
26 set, 2018 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
O escritório Clarice Semerene foi procurado pela moradora desse apartamento de 175 m², que gostaria de integrar toda a área social (sala de estar, jantar e cozinha), como um loft que viu em um filme que se passa em NY. Com um pedido especial, misturar a referência industrial nova iorquina com a simplicidade do modernismo brasileiro, típico de Brasília.
O maior desafio da profissional foi fazer com que os espaços inicialmente segregados do apartamento original se tornassem um único espaço aberto. Para isso, a área de serviço e o DCE foram minimizados e rearranjados, para que o contato entre a cozinha e área social fosse direto e, ao mesmo tempo, a ventilação cruzada e iluminação natural da cozinha se potencializassem.
Com a integração total dos ambientes, a solução para os pilares que surgiram com a minimização das paredes, foi de assumi-los como parte da estética do apartamento, como uma forma de contar a história sobre o material que deu origem ao imóvel. Em contraponto ao bruto concreto dos pilares, o restante do espaço aberto possui traços limpos e simplicidade com suas paredes brancas como as de uma galeria, em que as peças de arte e o mobiliário é que se destacam.
O revestimento em concreto se inicia no banco, que da suporte para a tv, e segue contínuo pelo piso até a área da cozinha, reforçando a união dos ambientes em um só. A porta de ferro e vidro deixa a opção de uma leve e transparente separação da cozinha e traz a referência das portas industriais presentes no sonho nova iorquino da cliente.
Para reforçar a integração e a sensação de amplitude da área social, foi usado o mesmo piso contínuo, da sala até a cozinha. E para o eventual fechamento da área da cozinha, uma leve porta de correr em ferro e vidro transparente, para que, mesmo quando fechada, os ambientes continuem integrados visualmente. Os materiais e as paredes neutras tornam o apartamento atemporal e permitem que se ouse nas cores dos objetos e mobiliário.
Deixar um comentário