Cobogós Valorizam A Arquitetura
26 maio, 2015 |
Recém-finalizada, a Casa Cobogó, idealizada por Marcio Kogan com co-autoria da arquiteta Carolina Castroviejo, já concorre a um prêmio internacional do setor, o World Architecture Festival, que acontece em Barcelona em Novembro. Explorando as linhas horizontais e os grandes vãos livres – traços marcantes do trabalho de Kogan -, a construção é composta por dois volumes perpendiculares, ambos totalmente integrados à área externa. Na cobertura, um grande bloco com paredes estruturadas em cobogós brancos se torna o grande destaque dessa imponente obra.
Largas portas de correr em vidro e inúmeros painéis articulados de muxarabi funcionam como fechamentos que garantem plena interação entre os ambientes internos do térreo e o amplo jardim, transformando-o em uma extensão do living. Repleto de árvores e arbustos, esse espaço externo ganhou um lago artificial com peixes a pedido dos proprietários, que também o utilizam como piscina. Com 1.000 m² de interiores, a residência é pontuada por peças contemporâneas, assinadas por grandes nomes do design atual, como as poltronas de Patricia Urquiola ou dos irmãos Bouroullec.
Os cobogós, elementos vazados desenvolvidos pelo designer Erwin Hauer, trazem iluminação e ventilação natural para os cômodos distribuídos na cobertura, além de atrair o olhar com suas curvas sedutoras. As lajes também foram aproveitadas durante a concepção da casa, sendo que uma delas foi transformada em telhado verde e a outra se tornou um deque de madeira que complementa a área útil do pavimento superior. Outro fator importantíssimo do projeto é o uso de materiais certificados, reciclados ou ecologicamente corretos.
Fotos: Nelson Kon
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
null
Deixar um comentário