Cobertura rústica e despojada
25 abr, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: André Nazareth / Divulgação
Escritório: Hana Lerner Arquitetura
Área: 110m²
Local: Gávea, Rio de Janeiro
Ano: 2022
Uma cobertura rústica, despojada e com uma vista do Rio de Janeiro que parece abraçá-la. Este é o projeto assinado pela arquiteta Hana Lerner, que apostou em uma reforma completa do apartamento para deixá-lo exatamente como os clientes queriam.
“A cobertura tem uma vista linda, exploramos revestimentos rústicos como ladrilho hidráulico, concreto aparente, tijolinho, madeira. E quis fazer uma casa despojada e confortável.”
Para isso, os ambientes foram integrados, ampliando e otimizando sua planta.
“O partido do projeto foi criar ambientes integrados, mais amplos. O Apartamento estava na planta original do prédio, não precisávamos de todas aquelas paredes. Demoli o quarto de serviço e ganhei mais espaço na sala de estar, e transformei o banheiro de serviço em lavabo. A suíte de hospede foi aberta para a sala, e com a porta de correr em ferro e a cortina de linho temos a possibilidade de fechar.”
Apesar da integração, a arquiteta reforça a preferência pela versatilidade dos cômodos e como ela permite que estes sejam mais funcionais.
“Acho importante projetar ambientes versáteis que podem ter mais de um uso. Faltava integrar a cozinha, abri então toda a parede fazendo apenas uma divisória com porta de ferro e vidro canelado para a área de serviço.”
No segundo andar, a suíte principal impressiona com um teto de madeira que aquece todo o ambiente da suíte principal. Já a varanda, antes tímida, foi reformada para que uma esquadria de 7 m de largura trouxesse a paisagem da Lagoa e do Cristo Redentor para dentro do apartamento.
“Optei por deixar o pilar e a laje aparente, ganhando um pé direito de 3,60m e assumindo a tubulação, as vigas e o pilar que agora contam um pouco da história do apartamento. Concreto aparente é um elemento forte no projeto, então para trazer mais aconchego e contraste, revesti a parede da escada com tijolinho rústico que sobe até o segundo andar.”
Deixar um comentário