Cobertura linear de 320m² com vista deslumbrante
28 nov, 2023 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: Denilson Machado, do MCA Estúdio / Divulgação
Escritório: Studio Plano
Área: 320m²
Local: Praia do Flamengo, Rio de Janeiro
Ano: 2023
Uma vista deslumbrante de 180 graus da Praia do Flamengo, trazendo um pouquinho do Rio de Janeiro para dentro da cobertura linear de 320m². Este é o projeto assinado pelo Studio Plano para um casal de advogados que sempre sonhou em morar na Av. Rui Barbosa.
Só a varanda ocupa 57m², debruçando-se sobre o Pão de Açúcar. Embora o imóvel estivesse bem preservado, permitindo até mesmo mudança imediata, o casal decidiu encomendar um novo projeto para que ficasse do jeitinho como queriam: perfeita para a sua rotina e sua filhinha de dois anos.
“Na primeira vez que visitamos o apartamento, o impacto foi gigante. Ao abrir a porta, parecia que o morro Pão-de-Açúcar estava dentro da sala. Da varanda, a visão da Baía de Guanabara é de 180 graus, com Niterói bem à esquerda até a enseada de Botafogo. Sem dúvida, uma vista de tirar o fôlego.”
A paleta de cores da cobertura aposta em tons claros, leves e neutros na maior parte da área social. Essa escolha reforça o protagonismo da vista, enquadrando-a perfeitamente em uma perspectiva de dentro para fora.
Originalmente, o imóvel tinha uma parede de alvenaria com uma grande porta dividindo a sala de estar da sala de jantar, que foi demolida para integrar os espaços e aumentar a sensação de amplitude da área social. Um sofá modular em ilha, com assentos voltados para três lados, foi usado no estar com a intenção de integrar visualmente a varanda e a sala com TV.
“A face do sofá voltada para o estar central e para a varanda é mais estreita, pois funciona com uma espécie de banco estofado. Já a face voltada para a tv tem assentos com dimensões mais generosas para garantir o conforto necessário neste tipo de ambiente.”
Sobre o mobiliário, o destaque fica por conta da chaise de balanço Rio, design assinado por Oscar Niemeyer e sonho antigo dos clientes. Conseguiram, afinal, arrematar casualmente em um leilão já na reta final de execução do projeto.
Outras peças de design nacional também foram incluídas e enriquecem o décor, como a poltrona Mole de Sergio Rodrigues, as poltronas Astúrias de Carlos Motta, sofá modular Gomos da Suíte Arquitetos para Lider Interiores, a mesa de centro Grampo de Fernando Mendes, o banco Leiff e os banquinhos Mocho de Sergio Rodrigues, a poltrona Galeto de Luan Del Savio, as poltronas Paulistano de Paulo Mendes da Rocha e poltrona Jangada de Jean Gillon.
“Os clientes já tinham apreço pelo design nacional e contaram com a nossa curadoria para adquirir novas peças, considerando a linguagem e o layout do novo projeto. Nosso maior desafio neste projeto foi dosar nossas intervenções no sentido de respeitar e dar protagonismo a quem de fato merecia ser destacado: a vista do morro Pão-de-Açúcar e da Baía de Guanabara.”
Deixar um comentário