Cobertura funcional e aconchegante
04 set, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Gabriela Leme / Divulgação
Escritório: Estúdio Mangava
Área: 160m²
Local: Campinas, São Paulo
Ano: 2022
Uma reforma completa para transformar a cobertura de 160m² em um lar funcional e aconchegante e explorar todo o potencial de sua edificação, além de recuperar sua área de lazer. Esses foram os pedidos dos clientes ao Estúdio Mangava, que assina o projeto.
“A funcionalidade, estética e atualização para novas demandas são as palavras-chave no projeto. Intervir na planta tipo da cobertura também foi uma forma de trazer um caráter único e mais pessoal para o lar da família, que já não usava mais a área de lazer. Foram realizadas intervenções em todos os espaços, ampliando ambientes e melhorando os fluxos entre a grande sala integrada que comporta sala de tv, estar e jantar, com o bar e a área externa.”
Para isso, alguns ambientes da cobertura foram integrados, criando fluxos interessantes e áreas de convívio. Na área externa, por exemplo, a piscina original que antes era separada da área comum por uma floreira, foi conectada ao espaço por meio de um deck.
“Na área externa, a piscina original se separava por uma floreira da área comum, criando uma barreira física entre os espaços. Para a área foi proposto um deck em formato de arquibancada com o objetivo de conectar o nível da piscina com o nível da área gourmet externa, criando-se assim um espaço fluido e contínuo para os diferentes usos. Além disso, o formato do deck em 45º está alinhado com a insolação para uso como espreguiçadeira.”
Para o projeto de interiores, uma área de leitura em um nicho de marcenaria, com visor para a piscina, foi a solução encontrada para permitir a integração visual da área interna com a área externa, que originalmente encontravam-se totalmente privadas uma da outra.
“A estética original do apartamento era carregada de tons escuros, madeiras, vidros escuros e muitos móveis. O eixo norteador do projeto foi clarear e iluminar os ambientes, trazendo tons neutros, vidros transparentes e mobiliário contemporâneo. Para valorizar a memória da casa, carregada de lembranças e histórias de gerações da família, alguns móveis e objetos antigos se mesclam no projeto, além de uma prateleira proposta para abrigar toda a coleção de objetos simbólicos da memória da família. O objetivo é que tais móveis e objetos possam ser destacados e valorizados em meio a paredes e pisos de tons neutros e claros.”
Por fim, o resultado impressiona por sua harmonia e equilíbrio, características que se distribuem por todos os ambientes. Além disso, uma vista incrível abraça o projeto.
“O resultado da reforma foi a valorização do piso da cobertura de 160m² com vista panorâmica para o skyline da cidade e mudou completamente seu uso e acesso pela família. As novas possibilidades de uso, juntamente com o espaço de valorização da memória da família, criam um ambiente de aconchego e intimidade.”
Deixar um comentário