Cobertura duplex de veraneio
01 abr, 2022 | Acima de 200 m2, Praia
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Escritório: Cristina Côrtes Arquitetura
Área: 257m²
Local: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Ano: 2021
Uma cobertura duplex de veraneio para passar os finais de semana. Esse era o objetivo de uma família do interior de São Paulo quando chamaram a arquiteta Cristina Côrtes para este projeto localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
“O Rio de Janeiro é destino certo, já há algum tempo, para esta família do interior de São Paulo – um casal de empresários na faixa dos 50 anos e suas duas filhas, de 20 e 24 anos. Frequentadores assíduos da praia da Barra da Tijuca, tiveram então a oportunidade de adquirir esta cobertura duplex em um condomínio onde já haviam feito vários amigos.”
Como o imóvel estava bem deteriorado, a arquiteta realizou uma reforma significativa.
“Mudei a piscina de lugar para ficar com o deck molhado com vista para o mar, e troquei a escada original em caracol por uma escada tradicional, o que demandou um projeto de reforço estrutural realizado por um engenheiro calculista.”
Outro ponto importante foi a criação de diferentes acomodações para possíveis convidados.
“Criei uma grande suíte com uma cama tipo tatame no segundo pavimento, com três colchões de 1,20m de largura para acomodar os amigos da filha, que adora fazer festas. No lounge superior, um grande sofá pode acomodar mais pessoas. E no primeiro pavimento, além das suítes da família, transformamos as dependências de serviço em um quarto de hóspede e adotamos um sofá-cama na sala de estar.”
Mas o principal diferencial do projeto é a área externa.
“Escolhi móveis, inclusive internos, com tecidos para área externa. Em todo o apartamento usamos o mesmo padrão de porcelanato para dar a sensação de amplitude e integração dos ambientes, com acabamento antiderrapante na área externa, ao redor da piscina, para evitar acidentes. E todos os móveis coloridos da área externa foram comprados na Tidelli CasaShopping.”
Vale destacar que tudo foi organizado virtualmente entre os clientes e a arquiteta.
“Todas as aprovações foram feitas por vídeo. A obra começou logo após a liberação do condomínio, por conta da pandemia, e tivemos ainda muitas restrições de horário, tendo em vista que muitos vizinhos ainda estavam trabalhando em home office e estudantes com aulas on-line.”
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Deixar um comentário