Cobertura duplex com cara de casa
06 set, 2023 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Taís Vieira / Divulgação
Escritório: TRIZ Arquitetura
Paisagismo: Alexandre Furcolin
Área: 250m²
Local: Cambuí, Campinas
Ano: 2021
Uma cobertura duplex com área social e de serviço no pavimento inferior e dormitórios na parte superior, uma pequena piscina, muito verde e elevador privativo. Esse foi o pedido da cliente, uma jovem senhora, ao escritório TRIZ Arquitetura.
“O desafio inicial foi achar o melhor local para instalar o elevador, que fosse funcional e também estruturalmente viável, uma vez que seria necessário criar uma abertura e reforços estruturais na laje. Diante das interferências existentes, optamos por uma plataforma vertical locada próximo à entrada social do apartamento e sua porta foi revestida, deixando-a mimetizada ao ambiente.”
O verde abundante do paisagismo na cobertura, por Alexandre Furcolin, faz parte do projeto, como comenta o escritório:
“O paisagismo criou um verdadeiro jardim tropical que permeia a área de solarium e piscina. Uma jardineira linear atravessa praticamente todo comprimento da varanda do pavimento inferior e cria o pano de fundo da sala de jantar e do espaço gourmet. Esses dois ambientes ficam totalmente integrados e um grande aparador os une e abriga cooktop e churrasqueira, que podem ser escondidos ao fecharmos uma janela guilhotina.”
“A materialidade do apartamento foi resolvida com poucos e constantes elementos. O piso de toda área social, área de serviço e circulação íntima é um cimentício off white, que remete a um travertino Navona. Para os dormitórios, usamos piso vinílico com textura de madeira que combina perfeitamente com os painéis de carvalho europeu que revestem o bloco da escada e rack da sala. Na marcenaria, quando o carvalho não é presente, ele cede lugar para o branco minimalista.”
“Para o mobiliário e decoração misturamos peças de design contemporâneo, peças garimpadas em antiquários e objetos do acervo pessoal da moradora, trazendo para nova casa laços de sua história e um conforto afetivo.”
Deixar um comentário