Cobertura ampla e colorida com deck na área externa
08 out, 2021 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Praia, Cidade
Fotos: Marina Machado/ Divulgação
Produção visual: Andrea Falchi
Escritório: Amanda Miranda Arquitetura
Área: 202m²
Ano: 2020
Local: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Uma reforma sob medida que desse funcionalidade e sensação de amplitude a uma cobertura. Essas eram as principais necessidades de um casal com dois filhos quando chamaram a arquiteta Amanda Miranda para assinar este projeto na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
“Toda a cobertura reformada, mas as principais modificações aconteceram no lavabo da sala e no deck da piscina. Anteriormente o lavabo tinha uma porta de acesso de 55 cm, sendo bem estreito. Para resolver isso, aumentamos a porta de acesso e, consequentemente, o espaço interno. Quanto ao deck da piscina, uma laje ocupava quase toda a área externa com uma piscina de fibra. Demolimos tudo e criamos um deck de alvenaria com jacuzzi no lugar.”
Além disso, várias mudanças foram feitas pensando na integração.
“Para que as áreas internas e externas conversassem entre si, criamos uma grande janela de correr que amplia a vista para o terraço. Também foi adotado o mesmo tom de piso nos ambientes após a retirada do deck de madeira original, o que conferiu uma sensação de amplitude ainda maior.”
Outro ponto de destaque do projeto é a área gourmet.
“O espaço é funcional para churrasco, com o uso de calhas úmidas na bancada, lixeira embutida, espaço para cervejeira e vários armários para guardar os utensílios. Em relação ao visual, aplicamos um folheado de freijó na marcenaria para acompanhar a estética da sala.”
Vale ressaltar as especificações dos clientes em relação ao design de interiores.
“Na decoração, foi solicitado que o projeto trouxesse cor e plantas, uma das paixões da moradora. Os clientes também queriam que tivesse espaço para churrasqueira na área externa e um escritório na sala que pudesse ser escondido quando necessário. Para isso, foi feita uma estante com porta de muxarabie, que oculta a cadeira e a bancada do escritório.”
E o quarto dos filhos transmite a personalidade de cada um.
“A filha adolescente queria um espaço todo preto e branco, com um suporte para pendurar o violão, uma bancada de estudo e uma bicama para receber as amigas. Para driblar as medidas enxutas, a cama foi colada à parede, liberando o espaço central. Assim como no quarto do filho mais novo, as paredes ganharam uma pintura espacial. Neste segundo quarto foi criada uma pintura mais colorida e alegre, mas também influenciada pelo mesmo tema. A marcenaria é cinza e branca, deixando o uso das cores para a roupa de cama, paredes e brinquedos da estante.”
Fotos: Marina Machado/ Divulgação
Deixar um comentário