Charme Urbano
18 jun, 2015 |
O apartamento de 70 m², situado em um prédio recém-construído em um bairro de Brasília, foi desenhado para um casal de jovens. Originalmente, o imóvel era distribuído em ambientes bem delimitados, envolvendo sala, cozinha, área de serviço, duas suítes e um lavabo na área social. O novo projeto deveria se alinhar à necessidade dos moradores que prezavam por espaços fluidos de múltiplas utilidades e, ao mesmo tempo, gostariam de ver traduzidos na decoração o seu estilo de vida e referências afetivas. Seguindo essas premissas, a arquiteta Clarice Semerene priorizou um layout com áreas livres, integradas e multifuncionais, adaptáveis a diferentes cenários do cotidiano.
O APÊ TEM CLIMA MODERNO E DESPOJADO, NA MEDIDA PARA OS JOVENS PROPRIETÁRIOS.
A primeira tarefa da arquiteta foi trazer abaixo as barreiras entre a sala de tv, sala de jantar, cozinha e área de serviço. Com o quebra-quebra finalizado, o apartamento ganhou espaços integrados unidos por um único elemento que abraça a ilha da cozinha e se torna o coração do projeto. Essa estante central permeável de estrutura metálica se desdobra em diversas ocupações: de divisória à balcão e mesa de jantar. A cozinha e a área de serviço tiveram as suas funções reduzidas ao essencial e reunidas em um só volume disposto linearmente. Para camuflar a área de serviço, ela foi instalada dentro de um armário que é facilmente convertido em painel de fundo para a sala de jantar ao fechar das portas.
O escritório também funciona como um ambiente reversível, graça a instalação de painéis de correr, que permitem que o espaço seja aberto para a sala, unindo-se aos demais ambientes. Por outro lado, quando os moradores sentirem necessidade de mais privacidade, basta fechar as portas. A profissional optou por materiais neutros e naturais, como o concreto e a madeira, que ajudam a criar uma atmosfera ao mesmo tempo jovem e aconchegante. O elemento metálico central valoriza o caráter industrial da proposta e faz um contraste interessante com as cores vibrantes presentes nos objetos, móveis e na parede da sala de estar. O resultado é o frescor de uma praia urbana, tão presente na memória dos moradores.
Fotos: Joana França
QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.
null
Deixar um comentário