Casa Pasqua
08 dez, 2017 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Um dos sócios da Pasqua e Graziano Associados, o engenheiro Luiz Roberto Pasqua é admirador do traço do studio mk27. Embora nunca tivesse desenvolvido trabalhos junto ao escritório fundado por Marcio Kogan, no momento em que decidiu construir a sua residência na Fazenda Boa Vista, foi a ele quem confiou o projeto.
Por se tratar de um profissional com larga experiência em um segmento com o qual o projeto arquitetônico está diretamente relacionado, o engenheiro tinha noção bastante precisa do que queria, responsabilizando-se inclusive pelo cálculo estrutural da edificação.
A alternativa do estúdio para consumar a interação da casa com a vegetação foi levantar na testada do lote uma vedação com elementos vazados, constituindo uma espécie de muro cobogó, que se tornou forte elemento de identificação da residência.
A experiência do cliente foi valiosa para impedir fissuras de retração nessas peças, ele recomendou o emprego de aditivos no concreto para minimizar a presença de água no material.
Outra intervenção do proprietário assimilada pela arquitetura se deu na construção do muro de elementos vazados. Em virtude da extensão do mesmo, notou-se que não se manteria em pé se fosse edificado com pré-fabricados comuns. A construtora chegou a sugerir a aplicação de uma viga superior, mas esse tipo de solução comprometeria a graciosidade do cobogó.
Arquitetura: Studio mk27 – Marcio Kogan + Carolina Castroviejo + Elisa Friedmann.
Interiores: Studio mk27 – Diana Radomysler.
Deixar um comentário