Casa moderna com lareira na sala
17 dez, 2021 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade, Praia
Fotos: Raiana Medina/ Divulgação
Produção visual: Andrea Falchi
Escritório: Roberta Devisate
Execução da obra: Masc Empreiteira
Marcenaria personalizada: Genova Marcenaria
Área: 450m²
Local: Niterói, Rio de Janeiro
Ano: 2021
Uma casa moderna com lareira na sala. Esses eram os desejos de um casal de clientes que gostaria de dar uma nova roupagem à casa onde já moravam em Niterói, Rio de Janeiro. E para que a empreitada fosse possível, chamaram a designer de interiores Roberta Devisate.
“Eles queriam uma modernização especialmente no setor social, sendo a primeira intervenção nos interiores desde que a casa foi construída. Os clientes precisavam também de uma lareira na sala para dar maior conforto térmico, já que a região tem temperaturas mais amenas em boa parte do ano. O ambiente reservado para a sala de estar e jantar, por exemplo, era bastante úmido, recebia pouca luz natural e a ambientação não favorecia uma boa circulação. Era urgente um novo estudo de layout que privilegiasse um bom espaço de conversação, bem como a modificação das esquadrias para permitir a entrada de mais luz natural e acesso fluido para o jardim com piscina.”
Vale destacar algumas soluções inteligentes para aproveitamento dos espaços.
“Havia na planta original um cômodo subutilizado próximo à sala de jantar, com acesso ao jardim. Criei ali um lounge equipado com toda estrutura de apoio para pequenas reuniões, como adega, frigobar, chopeira, microondas, louceiro, balcão para drinques e chaises para um bate-papo informal. O espaço do antigo louceiro hoje fica camuflado no painel de marcenaria, com nichos que acomodam duas adegas que, futuramente, poderão ser substituídas por uma maior, vertical.”
Mas esses não foram os únicos ambientes da casa que o projeto contemplou.
“No primeiro pavimento, foi reformado todo o setor social, incluindo estar, jantar, lavabo, adega com louceiro e lounge. Já no segundo pavimento renovamos a sala íntima com televisão, a cozinha, a sala de almoço, o banheiro social (usado pelo filho) e o banheiro do casal. Apenas os quartos de dormir não foram modificados.”
E o próprio local serviu de inspiração para a casa.
“Tudo era muito escuro e triste. A sensação era de que a casa não conversava com a área externa. O remanejamento das portas e o novo formato das esquadrias permitiram o posicionamento de um generoso sofá modulado em ‘L’ na sala principal, bem próximo às janelas. Além de fazer o espaço parecer maior e mais claro, essa solução permitiu ainda acomodar mais pessoas e resguardou este canto do fluxo para a varanda.”
Fotos: Raiana Medina/ Divulgação
Deixar um comentário