Casa em sintonia com o declive do terreno

Home  /  Projetos  / Casa em sintonia com o declive do terreno
12 2024

Casa em sintonia com o declive do terreno

27 dez, 2024 | Casas, Acima de 200 m2, Campo

Fotos: Guilherme Pucci / Divulgação
Escritório: Carolina Penna Arquitetos
Área: 500m²
Local: São Roque, SP.

Em uma localização privilegiada, no condomínio Porta de Sol, em São Roque, São Paulo, a mais recente criação do escritório Carolina Penna Arquitetos é um refúgio pensado para uma família que valoriza o convívio. Com 500m², a casa se desdobra em camadas que revelam, de forma gradual, ambientes integrados à paisagem natural. A região, caracterizada por pequenos vales e riachos intermitentes, influenciou diretamente o design da casa.

O conceito central do projeto, inspirado pela ideia de “três tempos”, proporciona uma transição fluida entre momentos de convívio familiar, introspecção e a vivência individual de cada membro da família. Assim, a residência equilibra áreas sociais e privadas de maneira que os espaços favoreçam tanto a interação quanto à privacidade.

A topografia desafiadora foi uma oportunidade para desenvolver uma casa que respeitasse o declive natural e oferecesse vistas deslumbrantes para a mata preservada.

Ao cruzar a entrada principal, no nível da rua, a casa revela aos poucos sua amplitude. A circulação segue o declive natural do terreno, onde uma alameda principal conecta os diversos ambientes, criando uma sensação de descoberta a cada passo. As áreas sociais, localizadas no primeiro platô, integram-se harmoniosamente através de grandes portas de vidro, permitindo que o olhar se estenda para a natureza ao redor.

A casa respeita o terreno, adaptando-se às variações de nível de forma orgânica. A área social é um ponto de encontro, com espaços que se conectam visualmente e funcionam como extensões uns dos outros. A transparência das divisões favorece a continuidade entre o interior e o exterior, onde a varanda e a piscina completam o cenário para momentos de lazer.

No nível inferior, a área íntima reúne cinco suítes, cada uma pensada para oferecer conforto e funcionalidade. Entre elas, a suíte master com home office e uma suíte destinada às crianças, com beliches e espaço para brincadeiras. A escolha de materiais e acabamentos segue o conceito de simplicidade e aconchego, com madeira e palhinha compondo os detalhes do mobiliário.

Devido ao acentuado declive do terreno, foi possível criar, sob o volume da área íntima, um salão de jogos e um estúdio de música, atendendo a uma das grandes paixões do morador. Mais abaixo, à beira da mata preservada, uma quadra de areia foi projetada para a prática de esportes ao ar livre, proporcionando uma integração ainda maior entre lazer e natureza.

Profissional:

2024-12-27T23:21:22-03:0027, dezembro|Tags: , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo