Casa em Angra dos Reis com elementos náuticos
31 maio, 2021 | Casas, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: MCA Estudio / Divulgação
Projeto: Amanda Miranda Arquitetura
Paisagismo: Clarice Perrone Paisagismo
Área: 7.000 m²
Ano: 2021
Local: Angra dos Reis, Rio de Janeiro
Uma casa de veraneio clara, funcional e com clima praiano para ser usada como um ponto de refúgio para a família descansar e receber os amigos. Esses foram os pedidos feitos para a arquiteta Amanda Miranda para este projeto em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
Desde sua idealização, todo o projeto foi pensado para conectar os moradores com a natureza, mesmo dentro de casa.
“Não somente criei espaços abertos para o exterior, como também recorri a elementos naturais, como madeira, palha e pedras. Todos os armários receberam soluções para ventilação interna, uma vez que o local é muito úmido e a casa precisava ser prática e funcional”
Outro ponto importante diz respeito à claridade de cores que predominam na casa.
“Como a cliente queria uma casa muito clara, elegi o branco, o azul e o coral como as cores principais do projeto, que se misturam aos tons amadeirados do freijó, presentes sobretudo nos móveis e no forro do telhado.”
Ademais, há elementos pessoais que dão um toque especial à decoração e que não tem como passar despercebidos. Um exemplo disso é a canoa pendurada sobre a bancada da cozinha, que faz referência a paixão do dono da casa por barcos e itens do universo náutico.
“Ela foi pintada nas cores da decoração da sala e com a palavra Doca escrita, apelido de sua avó, já falecida.”
Vale ressaltar também o deque na frente da casa e piscina de borda infinita, que aproximam ainda mais os moradores desse contexto náutico.
“O deck funciona não só como um grande mirante, mas também como ponto de mergulho e embarque na lancha do cliente. A piscina de borda infinita foi revestida com pedra Hijau, que possui tonalidade esverdeada, se aproximando da cor do mar.”
E mesmo com tantos detalhes significativos por todos os cantos da casa, os bangalôs camuflados ainda sim tem destaque.
“Eles ganharam telhado verde e uma malha metálica na fachada para que as plantas possam, de fato, se apropriar da arquitetura. Além disso, é importante pontuar que a palmeira no meio da escadaria principal já existia no terreno e resolvi preservar durante a obra para se tornar um grande elemento decorativo da sala e da própria casa.”
MCA Estudio/ Divulgação
Deixar um comentário