Casa de vila rodeada por natureza
03 ago, 2023 | Casas, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: Tarso Figueiras / Divulgação
Escritório: NR Arquitetura
Área: 250m²
Local: Praia de Busca Vida, Bahia
Ano: 2019
Em um terreno de 1.000m², um casal de engenheiros resolveu construir uma casa de vila de 250m² rodeada por natureza para receber sua primeira filha. Esse é o projeto assinado pelo escritório NR Arquitetura.
“O objetivo era que a futura herdeira pudesse ter o mesmo contato que os pais tiveram com a natureza e o ar livre ao longo do crescimento, e por isso, a casa precisaria ocupar menos espaço no terreno para que sobrassem grandes áreas de jardim.”
Como grandes árvores já ocupavam o terreno, o projeto buscou preservá-las, criando sombras em toda a extensão do terreno.
“A solução adotada pelos arquitetos foi integrar os caules destas árvores de tal forma que eles convivessem com a decoração, sem prejudicar a funcionalidade dos espaços, e nem estrangular as raízes da vegetação. Outro desejo foi a valorização da ventilação natural e na integração do verde do terreno com todos os cômodos da casa.”
O estilo modernista foi referência constante na elaboração dos primeiros traços da casa, como contam os arquitetos, e assim, lajes aparentes com iluminação de sobrepor e pilares redondos compõem o projeto.
“Logo na entrada, o living se agrega à única cozinha da casa, e através de portas de correr com 3m de largura, se abrem para a varanda gourmet e o jardim dos fundos, ou seja, todos os espaços sociais tem a possibilidade de integração total. As quatro suítes da casa estão resguardadas por uma parede de cobogós de cimento que percorre toda a extensão do terreno – da ponta de entrada até o fundo. A ventilação está garantida através dos elementos vazados, e o charme interno dessas peças foi incorporado ao living integrado.”
Na decoração, muitas peças de design, como a mesa de centro Releve de Luciana Catani e poltrona com puff Juloe no conjunto de estar. Na varanda, cadeiras contemporâneas Drift da dupla internacional Adolini e Simonini se encaixam na mesa de madeira rústica confeccionada pelo dono da casa. As poltronas Brincantes de madeira maciça de Paulo Foggiato faz companhia aos estofados de brim azul e uma chaise de corda náutica. Nas paredes, fotografias do baiano Guto Estevez.
Deixar um comentário