Casa de veraneio com área externa bem aproveitada
09 fev, 2022 | Casas, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: Lilia Mendel/ Divulgação
Produção Visual: Carol Marx
Escritório: Amanda Miranda Arquitetura
Área: 270m²
Local: Búzios, Rio de Janeiro
Ano: 2021
Uma casa de veraneio com área externa bem aproveitada. Essa era a principal premissa de um casal com dois filhos adolescentes quando chamaram a arquiteta Amanda Miranda para este projeto em Búzios, Rio de Janeiro.
“Os clientes queriam tirar o máximo proveito dos ambientes, especialmente dos espaços externos, ampliando a área gourmet. A ideia foi criar um refúgio na praia para a família, que mora em Niterói e passa os finais de semana em Búzios, onde pudessem receber amigos e familiares. A casa está sempre cheia e animada!”
Para isso, a área externa teve o visual repaginado.
“Originalmente, a varanda contava apenas com a churrasqueira e uma pequena bancada lateral; com a reforma, ganhou uma ilha com nova instalação hidráulica para a pia e um cooktop de duas bocas, abrindo espaço para uma geladeira e uma cervejeira sob a antiga bancada. O pergolado metálico faz parte da arquitetura original, com nova cobertura de vidro e forro de bambu, o que mudou completamente seu visual, conferindo um clima mais agradável ao estar.”
Outro ponto importante foi a repaginação da área de piscina.
“O formato original da piscina foi mantido, ganhando um degrau/banco interno, cascata e sistema de aquecimento a pedido dos clientes. O deck foi ampliado no trecho da chaise e da mesa de jantar, sendo que antes só havia um grande gramado ao lado da piscina e em frente à sauna. Com a criação deste novo deck, a área externa duplicou. Para o estar da varanda, foram escolhidos móveis confortáveis e compactos, que não atrapalham a circulação e ainda conversam com a sala, sendo possível integrar os ambientes ao abrir as portas, formando um grande estar.”
Além disso, destaca-se o projeto pensado para os quartos.
“O quarto do casal ganhou uma cabeceira amadeirada ripada, com um estuque veneziano em tom azul na parede, escolhido pelos moradores, com decoração de leques de palha e cestarias. Cada quarto tem uma cor em destaque, tanto na marcenaria quanto no enxoval, em equilíbrio com a madeira e com elementos de sisal e palha. O projeto também considerou que cada filho pudesse acomodar o máximo de amigos, por isso foram colocadas duas bicamas em alguns quartos, que podem virar duas camas de casal quando necessário.”
Vale ressaltar também a decoração de interiores das áreas comuns da casa.
“A cliente pediu um visual mais sofisticado, sem cair no clichê das casas de praia. Dessa forma, buscamos um equilíbrio com a introdução de alguns elementos naturais, que deram um toque especial aos ambientes, como os pendentes de palha sobre a mesa de jantar. Para os estofados, escolhemos tons neutros, com tecidos outdoor, pela funcionalidade e praticidade, afinal, em casa de praia não tem como controlar se alguém vai se sentar molhado ou não no sofá e nas poltronas. E para dar um toque de cor, fizemos uma composição de almofadas lisas e estampadas na cor menta.”
Fotos: Lilia Mendel/ Divulgação
Deixar um comentário