Casa de fazenda com paredes de vidro e vista panorâmica
19 abr, 2021 | Casas, Apartamentos, Acima de 200 m2
Escritório: Sandra Sayeg Arquitetura
Área: 1.530m²
Local: Avaré – SP
Ano: 2014
Decoração: Débora Stefanelli
Paisagismo: Maria Consuelo Grossi
Fotógrafo: Tuca Reinés / Divulgação
Uma casa de 1.530m² voltada para a Represa de Jurumirim em Avaré com a garagem voltada para o pôr do sol e os quartos com vista para o fundo do terreno. Quando a arquiteta Sandra Sayeg pegou o projeto, essa era a principal questão a ser resolvida.
Após estudos da implantação, o escritório optou por aproveitar a fundação, a estrutura de concreto e a laje nervurada entre o primeiro e segundo pavimento como uma maneira de reduzir os custos da obra.
Demoliram paredes e ganharam um ambiente livre com ampla circulação, a amplitude se acentuou com a escolha de grande paredes de vidro que delimitam a casa da paisagem..
A sustentabilidade também foi planejada neste projeto com a instalação de painéis solares, captação de águas pluviais e a cobertura shed. Aliás, você conhece a Cobertura Shed? É um tipo de telhado com formato em dente de serra que possui aberturas em pontos estratégicos que permitem a penetração da circulação do ar e iluminação natural nos ambientes.
A residência que possui dois pavimentos, recebeu a seguinte distribuição:
No segundo pavimento, as suítes são interligadas na área social através de uma cobertura em madeira e vidro que priorizam a iluminação natural. Esta área é conectada a uma passarela que define a entrada da casa.
O primeiro pavimento possui uma setorização parecida ao segundo, porém, com acesso da área de lazer. Uma nova estrutura em madeira laminada colada (MLC) – sustentável e com alta resistência mecânica – foi criada no piso inferior. O piso do local recebeu tecnocimento em cor terra referenciando à cidade de Avaré que é conhecida por terra vermelha.
“O concreto e a madeira se diferenciam e complementam com pesos e sensações opostas. A grande laje nervurada em concreto soma-se à leveza da nova estrutura de madeira. A divisão de espaços do projeto, num jogo de cheios e vazios, também foi pensada conferir mais leveza à grande dimensão do projeto”
Quem assina a decoração desta grande residência é a Débora Stefanelli e o paisagismo é a Maria Consuelo Grossi.
Fotógrafo: Tuca Reinés / Divulgação
Deixar um comentário