Casa de campo monumental
26 maio, 2023 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Fotos: Denilson Machado, do MCA Estudio / Divulgação
Escritório: Beta Arquitetura
Co-produção visual: Rodolfo Consoli
Projeto de paisagismo: Paisagista Júlio Sousa
Área: 825m²
Local: Teresópolis, Rio de Janeiro
Ano: 2022
Uma casa de campo com 3.210m² de terreno, arquitetura clean e moderna e que respeitasse a natureza ao seu redor. Este foi o pedido dos clientes, um casal com dois filhos adolescentes, aos arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida do escritório Beta Arquitetura.
Implantada em T, com um lado destinado à área social e o outro à área íntima, a casa consegue proporcionar privacidade à família quando recebem hóspedes. Além disso, o formato escolhido também foi a solução perfeita para preservar as três palmeiras imperiais enormes presentes no terreno, incorporadas ao projeto.
“Nosso maior desafio neste trabalho foi orientar o projeto a partir da vegetação existente, inclusive tirando o máximo de partido dela. No final, apenas uma palmeira imperial precisou ser removida para viabilizar a construção do lavabo.”
Sobre a decoração, madeira nogueira e couro reforçam o mood serrano na sala de estar. Além disso, a integração da área social estimula o convívio, como explicam os arquitetos:
“A pedido do cliente, que ama cozinhar e compartilhar esses momentos com os amigos, integramos a sala com a cozinha e também instalamos nela uma churrasqueira. Para estimular ainda mais o convívio, instalamos a mesa de bilhar bem em frente à bancada em ilha.”
Outro destaque do projeto é a suíte master do casal. Posicionada no segundo pavimento, parece flutuar sobre a vegetação por ter sido projetada em balanço para fora da fachada. A estrutura da casa em vigas de aço aparente (pintadas de preto), paredes cobertas com pedras brutas naturais e varandas com tetos forrados em ripas de madeira constroem de vez a imagem monumental e impactante da casa de campo.
Deixar um comentário