Casa de campo integrada com a natureza
18 mar, 2024 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Fotos: Favaro JR / Divulgação
Escritório: Mateus Monteiro
Local: Macaia, Minas Gerais
A casa de campo está localizada em um condomínio fechado à beira da Represa do Funil, na cidade de Macaia, Minas Gerais, com 180 metros quadrados de construção. Foi idealizada pelo arquiteto e urbanista Mateus Monteiro para a sua família usufruir nos finais de semana.
Quando fui convidado a fazer parte do início das obras do condomínio acabei adquirindo um terreno. Era um sonho meu desde menino ter uma casa que tivesse uma grande árvore, a presença de inúmeras árvores foi determinante para a escolha do terreno.
No desenvolvimento do projeto, o foco foi preservar todas as árvores existentes no terreno e privilegiar a paisagem com grandes panos de vidro. Durante a pandemia, surgiu a ideia de construir uma piscina, aproveitando os 1800 metros quadrados do terreno para criar um espaço de convivência junto a piscina e a natureza.
A sala, a cozinha e o pátio externo são totalmente integrados a natureza, tornando-se o ponto de encontro da família e dos amigos. A suíte do casal oferece vista para o jardim da casa e o lago interno do condomínio, com o banheiro integrado a um jardim privativo. Na suíte dos filhos, foi projetada uma beliche com várias acomodações para receber amigos e família, com vista para um jardim de árvores Pau-Ferro, plantadas no início das obras.
Os principais materiais usados no projeto foram vidro, pedra regional e madeira. A parede revestida com a pedra regional se destaca, integrando os espaços internos com as áreas de jardim do terreno. Poucos fechamentos em alvenaria foram escolhidos para manter a integração dos espaços.
Móveis de antigos garimpos e designers brasileiros compõem os ambientes. Uma estante foi desenvolvida para reservar a área de acesso ao lavabo, exibindo a coleção de muranos e objetos do proprietário.
Deixar um comentário