Casa Da Montanha
17 abr, 2014 |
Certas casas são como coração de mãe, sempre cabe mais um. No caso desse refúgio de campo em Nova Lima, Minas Gerais, os convidados são mesmo da família: a proprietária tem filhos já casados e netos pequenos que adoram viajar para o interior nos finais de semana. Instalada em um condomínio cercado por uma reserva ecológica, a construção de 340 m² procura se integrar à paisagem sem disputar atenção com a natureza do lado de fora. O arquiteto David Guerra, responsável pelo projeto, resume a proposta como "um grande deck de contemplação e convivência”.
UMA CASA DE CAMPO QUE MISTURA DIFERENTES MATERIAIS E ESTILOS PARA AGRADAR UMA FAMÍLIA INTEIRA
Como todos iriam desfrutar dos espaços, todo mundo quis opinar, então um dos desafios foi harmonizar as multiplicidades de gosto dos três núcleos (mãe e dois filhos). A escolha de materiais e acabamentos também foi cautelosa, já que a ideia era misturar elementos naturais, rústicos e contemporâneos em uma linguagem única e coerente. Madeira de demolição, pedra, bambu e até barro dialogam com tecnocimento, aço inox e vidros espelhados, aliando beleza, aconchego e facilidade de manutenção.
A distribuição dos cômodos e aberturas prioriza a iluminação natural e a ventilação cruzada, ambas reforçadas pelo uso de venezianas de madeira de fácil manuseio. Na área externa, as coberturas em balanço sobre as varandas foram feitas em estrutura metálica, bambu e policarbonato, então trazem conforto protegendo os ambientes internos da chuva e do sol em excesso e ainda criam um clima de vila. Toda a parte íntima e de lazer foi organizada em um único pavimento voltado para as montanhas, incluindo um pátio gramado com piscina e espelho d´água.
Os móveis não se atêm a modismos e, de forma geral, buscam retratar as histórias pessoais de cada um, usando referências e valores afetivos que inspirem a família. Peças dos anos 50 de visual antiguinho ou clássicos do design nacional são complementados por estofados de traços limpos e materiais surpreendentes, como o acrílico das banquetas da cozinha. O mix de tantos estilos e influências deu vida a uma casa bem particular, compartilhada com quem realmente importa.
QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.
null
Deixar um comentário