Casa com aberturas para ventilação cruzada
01 dez, 2021 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade, Campo

Fotos: Victor Affaro/Divulgação
Escritório: Débora Aguiar
Área: 2 mil m²
Local: Interior de São Paulo
Ano: 2021
Apaixonados por design são ainda mais exigentes quando querem uma casa nova. É o caso desta residência assinada por Débora Aguiar, criada para um casal moderno e antenado. O espaço de 2 mil metros quadrados é recheado de soluções para trazer ventilação cruzada e iluminação natural, com peças de design de grandes marcas brasileiras e internacionais.
De acordo com Débora Aguiar, a proposta da arquitetura foi de uma linguagem moderna e clean, mas que ao mesmo tempo fosse neutra em relação à paisagem e à natureza. “O projeto prioriza amplos ambientes, pés direito generosos e grandes aberturas, para favorecer a luz natural e a ventilação cruzada, deixando a casa sempre iluminada, leve e fresca”, diz.
Na arquitetura, o projeto traz dois volumes frontais revestidos em pedra, sendo um volume mais baixo que o outro. E o corpo principal da casa ganhou um living central aberto para todos os jardins, seja pela frente, pela piscina ou pela área gourmet. A luz natural abundante e a ventilação cruzada deixam a casa sempre arejada e iluminada.
O térreo conta ainda com um imenso terraço com seus vários ambientes, integrando a área da piscina. A grande escada com parede de pedra ganhou nichos permitindo a entrada de luz natural. No pavimento superior fica a área íntima, com as suítes. Para a setorização dos ambientes, foi proposta aberturas de vãos, buscando criar ambientes sociais de várias formas de uso e permitir tanto a integração simultânea quanto a privacidade necessária para determinadas áreas.
Materiais de revestimento e acabamento modernos foram combinados com materiais nobres e consagrados, favorecendo um mix de materiais elegante sem ser pretensioso. No mobiliário, um mix de materiais como linhos e couros, além de fibras naturais com palhas de seda, mesas e aparadores em tora de reaproveitamento.
O espaço conta com peças assinadas pela própria Débora Aguiar, como os aparadores, as mesas e as estantes. Porém, o projeto inclui ainda mobília de grandes marcas nacionais e internacionais, como Kettal, Tribù, B&B Italia, Iole Mendonça e Artefacto. As cores seguem uma paleta de tons off white e caramelo, com texturas e tramas que favorecem o toque e garantem a permanência nos ambientes.
“Para mim, uma casa bem resolvida é aquela que acolhe, que integra, onde cada recanto é usado, desfrutado, porque foi pensado para acolhimento e permanência, seja pela luz natural e os jardins circundantes, seja pela composição dos materiais e os efeitos elaborados de iluminação”, pontua Débora Aguiar.















































































Deixar um comentário