Cabana Angatu | CASACOR Rio de Janeiro 2023
26 set, 2023 | Mostras, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: Denilson Machado, do MCA Estúdio / Divulgação
Escritório: Gabriela Eloy
Área: 90m²
Local: CASACOR Rio de Janeiro
Ano: 2023
Uma cabana na serra com estrutura digna de hotel. Essa é a sensação que temos ao adentrar o ambiente assinado pela arquiteta Gabriela Eloy na CASACOR Rio de Janeiro 2023.
Batizado Cabana Angatu, o espaço é totalmente integrado com a natureza ao seu redor. Ao invés de paredes, grandes panos de vidro, e seu formato de caixa reforça a ideia de cabana. Já sobre o nome, a arquiteta explica sua escolha:
“Angatu é uma palavra Tupi-Guarani que significa bem estar, felicidade e alma boa.”
O ambiente foi projetado pensando na introspecção e conexão com nossa própria essência. Para isso, Gabriela buscou nos elementos da natureza o estímulo necessário, como madeira, pedra, água, fogo e, claro, a vegetação generosa do Jardim Botânico, que cedia a CASACOR desse ano.
“O grande espelho d’água ao longo de toda a fachada principal sugere uma limpeza física e mental antes de entrar na morada, ao mesmo tempo que marca a transição do mundo externo para o interno.”
O design curvo e as formas orgânicas também foram amplamente exploradas no mobiliário, marcenarias, luminárias e tapete principal da sala, aumentando, assim, a sensação de conforto, aconchego e fluidez dos espaços.
Destaque para peças assinadas por nomes consagrados do design brasileiro, como Oscar Niemeyer com a poltrona com banqueta Alta, Jorge Zalszupin com a poltrona Ondine, Ricardo Fasanello com a mesa lateral Ciranda, Guilherme Wentz com o sofá Dobra e cama Baixa, Jader Almeida com o buffet Teca, banco Basso e poltrona com pufe May, e Arthur Casas com cadeiras Xingu.
“Pensamos ainda em alguns detalhes práticos que seriam úteis para o dia a dia, como gavetas na mesa de centro, para guardar controles remotos e itens pequenos, e também um mini bar embutido e revestido na sala de estar para não interferir na estética do mobiliário.”
Deixar um comentário