Bar com decoração acolhedora
17 maio, 2021 | Comerciais, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Gabriel Konrath/Divulgação
Escritório: Laura Mottin Arquitetura
Área:140m2
Local: Porto Alegre, bairro Moinhos de Vento
Ano: 2020
Um projeto de bar para cinco sócios e amigos que sempre adoraram juntar-se e tinham como propósito do negócio receber as pessoas e transmitir a elas a alma da casa, como se todos fossem família e amigos.
Este foi o briefing que a arquiteta Laura Mottin recebeu para idealizar este projeto para o MESA Bar e Restaurante no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
“Eles gostariam que o ambiente tivesse elementos que remetessem à memória afetiva, para que os clientes se sentissem em casa, mas que ao mesmo tempo tivesse um certo diferencial das linhas de projeto que já se via na cidade. Então nossa proposta foi criar uma bossa dos estilos, vintage, chic e industrial.”
E para que esse objetivo fosse alcançado, o escritório optou por fazer todos os móveis sob medida.
“Até as mesas de refeição e apoio e os sofás foram projetados pelo escritório. Os únicos itens que não desenhamos foram as cadeiras e as banquetas. A proposta também foi trazer cadeiras históricas, algumas novas e outras de antiquário e misturá-las. Pensando na proposta dos clientes sentirem-se em casa, que resultasse em um ambiente bem acolhedor, propomos aos sócios que trouxéssemos objetos e decorações que fizessem parte da história da família de cada um deles. Então temos tapetes que faziam parte da casa de um, quadros de outro, pratos, objetos, decorações, etc. Daí dispomos esses objetos pelo bar, então todos os cantinhos têm algo de especial! O espaço é carregado de memórias afetivas, e acabou se tornando automaticamente confortável para quem está por lá e por enquanto todos os clientes que vão, querem ficar!”
Alguns percalços apareceram pelo caminho, devido a época escolhida para realização do projeto, mas no final deu tudo certo.
“Os clientes foram bem acessíveis e toparam de cara nossas propostas, porém o principal desafio foi a execução da obra, que começou em abril, logo no início da pandemia. Tivemos que parar algumas vezes, alguns prazos se tornaram incertos, tornando o tempo para finalização mais longo.”
Gabriel Konrath/Divulgação
Deixar um comentário