Apartamento alugado com decoração descontraída e reforma de baixo orçamento

Home  /  Projetos  / Apartamento alugado com decoração descontraída e reforma de baixo orçamento
08 2021

Apartamento alugado com decoração descontraída e reforma de baixo orçamento

18 ago, 2021 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Kadu Lopes/ Divulgação
Escritório: Isabel Amorim Arquitetura e Interiores
Área: 190
Local: Vila Madalena, São Paulo
Ano: 2020

Repensar um apartamento trazendo ambientes descontraídos e práticos com um baixo investimento. Essas eram as principais ideias de um casal jovem com 3 enteados quando chamaram a arquiteta Isabel Amorim para tocar este projeto de reforma na Vila Madalena, São Paulo.

“Por ser um apartamento alugado, o casal queria investir o mínimo em itens fixos. Além disso, o prazo da obra deveria ser o menor possível, pois estavam morando de aluguel em um outro imóvel e tinham um prazo reduzido para realizar a mudança. Nesse contexto, optamos por realizar alterações mínimas e de rápida execução, mas que ao mesmo tempo gerassem um efeito completamente novo nos espaços. Os moradores gostam bastante de peças de design e de um mobiliário confortável, atemporal e cheio de estilo. Assim, apostamos em itens não fixos e trabalhamos as cores, texturas e paisagismo.”

Para que tudo isso fosse possível, a paleta de cores escolhida pela arquiteta foi fundamental.

“A base do projeto tem uma paleta clara, pintamos o apartamento todo de branco, porém alguns ambientes receberam uma cor mais forte e marcante propositalmente, como é o caso do escritório que é todo verde e o lavabo, terracota. Esses tons também se repetem em detalhes na decoração da varanda e da sala. A cristaleira, a mesa do escritório, o aparador na sala de jantar e alguns quadros são exemplos de peças antigas que fazem parte da coleção da sogra da moradora, ex- dona de antiquário.”

Outro ponto que se destaca é o banheiro do casal.

“Em cima do espelho existente executamos uma moldura para esconder a oxidação que aparecia nas bordas e desenhamos um novo gabinete, pois não existia nada ali. Além disso, criamos um nicho no box do banheiro do casal. Inicialmente planejávamos executá-lo da forma convencional, através do recorte na alvenaria e posterior instalação do nicho pronto de mármore. Porém, a partir do momento em que começamos a demolição, notamos que toda a parede era estrutural, ou seja, não seria possível executar o nicho ali. Como já havíamos removido parte dos azulejos da construção original e não tínhamos nenhum modelo igual para repor, optamos por desenvolver um desenho diferente para solucionar o problema. Assim, foi feita uma placa de mármore estruturada com 2 módulos sobressalentes para apoio dos produtos. Ficou super funcional, diferente do convencional e os clientes amaram o resultado.”

Além disso, opções ecléticas de decoração marcam o apartamento.

“Adoro a mistura de estilos e épocas nos objetos e mobiliários, e neste projeto foi possível fazer com que todos os elementos se comportassem de forma harmônica no espaço. Temos mobiliários de design ao lado de toras de madeira natural, peças de antiquário ao lado de uma decoração geek…Tudo junto e misturado na medida certa.”

E assim como qualquer outro projeto realizado em meio à pandemia, surgiram alguns obstáculos a serem superados.

“O maior desafio foi o curto prazo para executar a obra, considerando que, por conta da pandemia, tivemos restrições de horário e de número de prestadores de serviço.”

Mas não foi necessária nenhuma alteração na planta original.

“De maneira geral, executamos a pintura de todo o apartamento e tratamos o piso de madeira existente com raspagem, calafetação e aplicação de verniz. Também atualizamos a iluminação ao trocar todas as lâmpadas por LED e ao adicionar mais alguns pontos no forro de gesso.”

Fotos: Kadu Lopes/ Divulgação

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo