Arte E Natureza Em Cada Cômodo
26 maio, 2015 |
Por fora, uma fachada discreta e “fechada”, que repele os olhares curiosos de quem passa pela rua arborizada no Rio de Janeiro. Porém, uma vez que se cruza a porta de entrada, espaços luminosos e abertos revelam-se sem pudor, mostrando que os limites entre área externa e interna foram completamente esquecidos. Proporções generosas e um layout bem pensado permitem que a casa tenha a amplitude e a distância exatas para que os moradores possam apreciar a natureza que a cerca e as obras de arte que cobrem as paredes.
É quase como uma galeria particular, mas com muito mais sentimento. Mesmo porque, aqui não só as telas podem ser consideradas obras de arte. Os móveis, assinados por grandes designers brasileiros e internacionais, também são dignos de contemplação, assim como o verde exuberante da paisagem. Mesmo recém-reformada, a construção parece ter estado sempre ali, pertencendo ao entorno como as árvores e montanhas cariocas.
Sem a intenção de comprometer o legado histórico da residência que um dia teve o jardim desenhado por ninguém menos que Roberto Burle Marx, a arquiteta Gisele Taranto comandou um projeto cuidadoso de reformulação, valorizando o que já era bom e adaptando pontos que não se enquadravam no estilo de vida contemporâneo. Livre de exageros, a decoração prioriza o bem-estar e o aconchego, o que faz com que, além de uma casa incrivelmente bonita, este lugar seja um verdadeiro lar.
Texturas e materiais naturais, como madeira, mármore e aço corten, colaboram para que a conexão entre os interiores e a vida lá fora seja constante e completa. Os vãos de janelas e portas foram ampliados e, nos arredores da casa, uma cobertura com estrutura de madeira protege os ambientes da incidência direta do sol e também das gotas de chuva. Dividida em dois blocos distintos, a casa possui 1.500 m² no total, incluindo área para funcionários, spa, piscina e um home office com telhado verde.
O paisagismo ficou a cargo de Gilberto Elkis e o projeto luminotécnico leva a assinatura de Maneco Quinderé.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
null
Deixar um comentário