Arquitetura e Décor integrados à Paisagem
01 mar, 2021 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Escritório: Gilda Meirelles Arquitetura
Área: 1.100m²
Local: Bragança Paulista – SP
Ano: 2018
Paisagismo: Alex Hanazaki
Fotos: Evelyn Muller / Divulgação
A arquiteta Gilda Meirelles é quem assina o projeto desta casa de campo situada no condomínio Quinta da Baroneza, pensada para receber uma família que vive no exterior e precisava de um refúgio para acomodá-los em longas temporadas no Brasil. Pensando nessa necessidade, o programa incluiu uma casa com conforto, ampla área de lazer e a solução da implantação do terreno, que era muito inclinado.
Como a ideia era uma casa sem muitos níveis, optou-se por colocar os quartos no piso da entrada e, no pavimento abaixo, a área social e de lazer. Através das aberturas de vidro, do hall é possível enxergar o jardim, a piscina com borda irregular e infinita, e a paisagem.
Este terreno tinha duas características marcantes que eram também as suas maiores qualidades: a vista e toda lateral para uma reserva de mata fechada. Para manter o visual, a implantação foi feita no sentido de amenizar a inclinação e valorizar esses pontos fortes, e o paisagismo do Alex Hanazaki completou muito a arquitetura, criando uma integração com o vale e trazendo o verde para dentro de casa, como é o caso do jardim que envolve a escadaria da entrada.
Os materiais escolhidos também buscaram unir a residência à paisagem do campo. Dentre eles, a madeira aparece nos forros, o piso da parte íntima é de telha de barro, e as pedras revestem paredes bem determinadas. Já nas áreas de tráfego mais intenso como as salas, o terraço e o envolto da piscina, usou-se o porcelanato, que é um acabamento fácil de manter.
Fotos: Evelyn Muller / Divulgação
Deixar um comentário