Área social renovada sem obras
11 jul, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Denilson Machado / Divulgação
Escritório: Isabella Lucena
Área: 160m²
Local: Leblon, Rio de Janeiro
Ano: 2021
Uma área social renovada sem a necessidade de obras e com repaginação do quarto de casal. Esses foram os pedidos da apresentadora de TV Renata Pitanga à arquiteta Isabella Lucena, que assina o projeto de 160m² no Leblon, Rio de Janeiro.
“A Renata me deixou bem livre para sugerir o que eu quisesse. Na sala, ela demonstrou preocupação com o gesso do teto e com a mesa de jantar junto à passagem para o corredor. Já no quarto de casal, causavam incômodo algumas paredes que não fechavam o esquadro, abrindo um ângulo maior que 90 graus. A única exigência dela foi uma bancada de home office na suíte do casal.”
A inspiração para o projeto do social veio do próprio apartamento e suas características originais, especialmente o piso de porcelanato no padrão cimento queimado.
“Para aquecer o ambiente, tornando-o mais acolhedor, forramos o bloco de paredes da sala que delimitam o lavabo com painéis de carvalho natural ripado, contrapondo com alguns itens em serralheria preta para imprimir um toque mais urbano e sofisticado.”
A decoração segue o estilo contemporâneo com toques do industrial. Fora o rack da tv, o sofá e mesa de centro da área social que já faziam parte do acervo do apartamento, todo o restante do mobiliário foi escolhido especialmente para o projeto. Como destaques, a mesa de jantar Dinn de Jader Almeida, as cadeiras de jantar Evo de Daniel Simonini, o banco (atrás do sofá) de Felipe Protti e a poltrona de leitura Serfa de Zanini de Zanine.
Já no quarto de casal, o painel ripado da cabeceira em tom acizentado continua na parede perpendicular, onde foram instalados a bancada de trabalho e o armário baixo para roupas de cama.
“Essa solução criou uma unidade visual no espaço, ajudando a suavizar a angulação das paredes fora de esquadro que incomodava a cliente. Como o quarto já era bem iluminado, para deixar o ambiente mais moderno e com um toque divertido, pintamos as paredes e o teto na mesma cor do painel ripado, só que num tom mais claro. O resultado final ficou bem relaxante.”
Como o apartamento nunca havia passado por reformas e a moradora não queria fazer alteração na planta do imóvel, a renovação se deu sem obras estruturais.
“Nosso maior desafio neste projeto foi fazer o mínimo de obra civil possível, ficando restritos à remoção do gesso e à implantação da nova iluminação. E ainda assim obter um resultado transformador através da extensa estante modulada que projetamos especialmente para a sala.”
Deixar um comentário