Aproveitamento de espaço em apartamento de 55m²
20 nov, 2023 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: Eduardo Macarios / Divulgação
Escritório: Solo Arquitetos
Área: 55m²
Local: Curitiba, Paraná
Ano: 2023
Situado próximo a Praça da Espanha, ponto boêmio de Curitiba, o apartamento do arquiteto Franco Luiz Faust do Solo Arquitetos ganhou uma repaginação total visando o maior aproveitamento possível de seus 55m² sem deixar de lado a estética.
Para atingir a maximização dos espaços, a principal solução do projeto foi a remoção das paredes que dividiam cozinha e lavanderia, rearranjando o layout.
“O principal desafio do projeto foi encontrar o melhor layout para os espaços sociais do apartamento, garantindo espaço de armazenamento suficiente para o casal, mas sem prejuízo à estética ou a praticidade do dia-a-dia.”
Apesar do novo layout, a divisão entre cozinha e estar se manteve para se adequar ao gosto do casal de clientes, que gosta da separação entre ambientes em termos de praticidade e organização.
Essa nova divisão é feita através de um armário único que serve ambos os ambientes: do lado da cozinha, abriga uma cristaleira iluminada com portas de vidro canelado e algumas gavetas para talheres e acessórios; enquanto do lado da sala, funciona como hack e apoio para a televisão fixada no painel.
Na área íntima dos quartos, o desafio foi menor. O formato em L da suíte conseguiu alcançar a maior extensão possível sem prejuízo à circulação ao redor da cama. Para isso, o armário possui duas profundidades diferentes: na porção maior, o armário é mais estreito, e se destina à roupas dobradas e calçados; enquanto na porção menor, o armário ganha profundidade para dois cabideiros tradicionais.
Para a paleta de cores, tons neutros são mesclados em tons amadeirados do armário central, pelo tecido verde musgo das almofadas da sala de jantar e pela parede azul na suíte principal. Destaque, o revestimento em ladrilho hidráulico na cor cinza das paredes do corredor de acesso era um antigo desejo do arquiteto que pôde ser realizado.
“O projeto ganha vida através de uma materialidade neutra e suave, que reflete a personalidade de seus moradores: pessoas mais introspectivas e que tem a casa como um lugar de descanso físico e mental.”
Deixar um comentário