Apenas 30m²
16 ago, 2018 | Apartamentos, Até 50 m2, Cidade
O proprietário deste apartamento de apenas 30 m², em Copacabana, Rio de Janeiro, pediu ao Studio Leandro Neves para deixá-lo mais atraente e funcional, pois é usado para aluguel de temporada. O arquiteto teve total autonomia e o proprietário, que aceitou todas as intervenções, apostou no projeto.
O arquiteto quebrou todas as paredes do imóvel para integrar os espaços e aumentar a sensação de amplitude. Após a demolição, o banheiro foi alocado logo na entrada, garantindo mais privacidade quando usado.
A inspiração veio de uma caixa organizadora onde tudo se encaixa para atender às atividades diversas.
Em seguida vem a cozinha americana ultracompacta, mas completa e bem planejada, com a pia instalada na bancada voltada para a sala. O último cômodo é o quarto, próximo à única janela do apartamento, delimitado por portas de vidro incolor com perfis de aço carbono preto e cortinas, recurso que permite isolar o cômodo quando necessário e ainda garante a passagem de luz natural.
Para a sala, o arquiteto projetou um grande banco, que se estende por toda a parede e assume a função de rack. Este móvel ganhou revestimento no padrão concreto, em total sintonia com a viga do teto descascada que ajuda visualmente na setorização dos ambientes.
Por se tratar de um micro-apartamento, a escolha dos móveis e suas proporções foram criteriosas para não comprometer a ergonomia e a circulação dos espaços. A mesa de refeições, que também serve de apoio para trabalhar ou estudar, sai da bancada da cozinha e permite reunir confortavelmente quatro pessoas.
No lado oposto, o arquiteto posicionou o sofá com uma mesa lateral de apoio e, na outra extremidade, um bar volante. O painel cinza na parede atrás do sofá é na verdade um armário estreito projetado para armazenar vassouras e outros elementos estreitos e compridos, como aspirador de pó e varal de roupas de piso.
Fotos: Alessandro Giraldi.
Deixar um comentário