Apartamento Umami
25 out, 2019 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Os moradores escolheram o escritório Clarice Semerene Arquitetura para assinar o projeto do apartamento de 141m², eles queriam um espaço flexível e integrado, onde a cozinha seria o coração da casa. O imóvel deveria ser composto por dois dormitórios, sendo uma suíte, além de sala de TV, sala de estar, cozinha, área de serviço e banheiro social.
Eles queriam criar uma forte conexão com a identidade de Brasília, destacando as características originais do edifício modernista, mesclado às peças de arte e design coletadas pelo mundo.
Através de exercícios e entrevistas foi possível canalizar toda a essência dos clientes no projeto. Durante a fase de entrevistas, quando perguntado qual seria o “sabor” do apartamento, o cliente respondeu: “Umami”. Umami é considerado o sexto sabor, que realça e promove a união entre os demais sabores. Daí surgiu o conceito do projeto, onde as áreas de convívio são priorizadas e a cozinha, assim como o Umami, tem o poder de unir todos ao seu redor.
A sala e cozinha foram integradas para criar maior amplitude, ventilação cruzada e iluminação natural, além de estimular o encontro entre as pessoas e as diferentes atividades que ali acontecem simultaneamente.
A sala de TV, antes um terceiro dormitório, também foi unida à sala e cozinha através de portas de correr, permitindo que os moradores escolham entre a total privacidade ou a integração. Uma estante permeável em ferro marca o eixo que une todos os ambientes, reforçando assim a conexão entre todas as atividades da área social.
A estrutura e as características originais do apartamento tornaram-se protagonistas do projeto. O piso original em madeira, os materiais brutos e naturais e a laje exposta em concreto evidenciam a influência brutalista nos interiores.
Fotos: Haruo Mikami.
Deixar um comentário