11 2022

Apartamento moderno e iluminado

04 nov, 2022 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Renata D´Almeida / Divulgação

Arquiteta: Mariana Olha 

Área: 125m²

Local: Paraíso, São Paulo

Ano: 2022

Uma reforma completa para modernizar o apartamento e deixá-lo mais iluminado. Esta foi a demanda dos clientes para a arquiteta Mariana Olha, que assina o projeto

Com a pandemia, os moradores, que são são senhores, ficaram muito presos em casa. Começaram a se incomodar que o apartamento parecia escuro, sem vida, que não tinha uma boa área de convivência para a família e me chamaram para ajudar. A cozinha era pequena, fechada, não dava para interagir com todos, e o casal gosta de receber amigos e a família onde os almoços de todos os dias são para 8/10 pessoas!”

Pensando nisso, o apartamento, que fica em um edifício com muitos pilares e vigas, passou por uma grande repaginação.

O principal desafio foi que a cada divisória de ambiente, por ser um apartamento modular, sempre tinha uma viga que consequentemente apoiava em um pilar de cada lado, localizado nas fachadas. Ou seja, se tínhamos um ambiente transformado em dois, e precisássemos mudar o esgoto ou um conduíte, não poderíamos passar por dentro da parede pois sempre encontrávamos um pilar…. a mesma coisa pelo teto, não dava para ir com algo de um cômodo ao outro por dentro do forro, pois sempre encontrávamos uma viga.”

A princípio, o projeto contava apenas com a reforma da cozinha e do quarto do casal. Na visita técnica, porém, percebeu-se que o apartamento precisava de organização. A sala de jantar ficava longe da cozinha e a área de serviço ficava no meio da sala. Esta última área, explica a arquiteta, deu uma cozinha americana perfeita. 

Outro desafio foi mudar um pouco o conceito de “bom acabamento” do cliente. O marido ainda tinha a ideia de que tudo de madeira maciça ou pisos de granito eram melhores. A antiga decoração era assim, então ficava pesada. Os banheiros eram forrados, até parte do teto, de granito cinza, muito pesado. Ainda mantivemos algumas coisas em cinza, mas com materiais mais modernos, e conseguimos clarear um pouco a decoração com a ajuda da filha que incentivava os pais mudarem.”