Apartamento minimalista e urbano
24 abr, 2024 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: MCA Estudio/ Divulgação
Escritório: PKB Arquitetura
Área: 275m²
Local: Barra da Tijuca, RJ
Um jovem solteiro de São Paulo desejava ter uma base no Rio de Janeiro, até que encontrou este apartamento de 275m², na Barra da Tijuca. Aficcionado por peças de design assinado, ele já tinha sua própria wish list em mente antes mesmo de começar o projeto, que ficou a cargo dos arquitetos Luiza Baeta e Pedro Kastrup, do escritório PKB Arquitetura.
Ele pediu um apartamento minimalista, urbano e despretensiosamente elegante, com poucas peças de design, mas bem selecionadas, além de ambientes amplos, claros e visualmente leves, já que o imóvel fica perto da praia.
Outro pedido do morador foi inserir a tv no setor social de tal forma que o espaço não ficasse caracterizado como sala de tv, e sim como um ambiente de estar. Originalmente, o apartamento tinha quatro quartos. Com a reforma, o projeto uniu dois quartos e integrou a varanda para ampliar a suíte master, permitindo acrescentar ainda um closet e dois banheiros confortáveis.
Também abrimos um visor, com fechamento em vidro, na parede do banheiro voltada para o quarto e instalamos sobre ele um painel de marcenaria com venezianas de madeira para oferecer mais privacidade, quando necessário.
Além disso, a cozinha, antes isolada, foi integrada à sala deixando a área social mais ampla e fluida, e a parede demolida revelou um pilar estrutural, que foi descascado e incorporado ao projeto em concreto bruto, tornando-se um elemento estético forte e logo na entrada do apartamento.
Como, desde o início, o estilo minimalismo norteou o conceito do projeto, tiramos o máximo de partido da arquitetura e seu jogo de planos.
No geral, a decoração adotou uma paleta cromática com base neutra, composta de cimento, madeira e branco, e as cores aparecem pontualmente no paisagismo e nas obras de arte. A seleção de obras de arte foi feita a dedo, já que, desde o início, a ideia era manter a predominância de paredes brancas, sem muitos enfeites e adornos, colorindo apenas com poucos quadros. Na sala de jantar, por exemplo, se destaca a tela de grandes dimensões do artista Marcelo Solá, representando o ponto de cor mais forte do apartamento. Na parede oposta, acima do sofá do estar, o único quadro, do artista Matheus Chiaratti, também é colorido e tem apenas 25cm x 25cm.
Deixar um comentário