Integrado e pensado para a família
16 set, 2022 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: André Nazareth / Divulgação
Escritório: Ateliê Concreto
Área: 165m²
Local: Barra da Tijuca, Península
Ano: 2018
Um apartamento integrado e pensado especialmente para atender os desejos de cada integrante da família. Esse foi o projeto assinado pelo escritório de arquitetura Ateliê Concreto para o lar da família Salim.
“O maior desejo dos clientes era que tivessem uma ilha com banquetas, para que enquanto um cozinhasse os outros ficassem por ali, sentados, batendo papo. Partimos desse pedido para organizar o espaço. A cozinha não é muito larga e o desafio foi criar a ilha de tal forma que a circulação não fosse prejudicada, para isso fizemos ela um pouco mais estreita que o usual, mas ficou super confortável e funcional.”
Para que a cozinha integrada fosse bem aceita pela rotina dos moradores, uma porta de correr também foi solicitada.
“Os clientes nunca tinham experimentado uma cozinha integrada com a sala, mas na nova casa eles quiseram vivenciar espaços mais abertos, desde que a cozinha pudesse ser completamente fechada. Abrimos o maior vão possível para integrar os espaços, e o isolamento, quando necessário, é feito com essa porta de correr em laca branca, que quando está aberta praticamente não aparece, ficou super discreta.”
Com dois filhos já universitários, Ana Paula queria também que o apartamento integrado atendesse os gostos individuais de cada um, mas sem perder os espaços de convivência.
“A princípio, os desejos eram simples: eliminar a dependência de serviço e reverter o banheiro social para fazer mais uma suíte para o Vinícius (filho). Com pouca mudança, eliminação de paredes, era possível chegar numa planta que suprisse todas as necessidades, já que a planta original já era interessante e com vista livre para um jardim e tanto. Fomos além: propusemos uma nova disposição da cozinha, com ilha central e integração com a sala através de uma grande porta de correr. Desta maneira, conseguimos aumentar um pouco a sala de jantar para caber uma mesa grande que abrigasse toda a numerosa e unida família Salim.”
Por fim, o projeto conseguiu agradar a todos e a cozinha integrada foi muito bem inserida na dinâmica familiar.
“Essa nova dinâmica do uso da casa funcionou tão bem que eles começaram a cozinha muito mais e a integração foi tão bem-vinda que a porta quase não é fechada, com isso o espaço ficou muito mais amplo e ventilado. Criamos um painel de madeira ripada que marca a entrada e faz a transição entre a sala e a cozinha, ele também recebe a porta de correr em laca branca, quando os espaços precisam ser isolados.”
Deixar um comentário