09 2024

Apartamento integrado e com luz natural

12 set, 2024 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: MCA Estudio / Divulgação
Escritórios: MRG Arquitetura
Área: 150m²
Local: Lagoa, Rio de Janeiro

Um casal sem filhos (ele, holandês; ela, brasileira) que mora no Brasil e eventualmente hospeda a família dele, que vive na Holanda, comprou este apartamento de 150m², debruçado sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Logo depois, os novos proprietários encomendaram um projeto de reforma completa ao arquiteto Maurício Rebello, do escritório MRG Arquitetura.

Os clientes pediram para integrar a cozinha com a área social de tal forma que a vista da lagoa estivesse no campo de visão de quem cozinha. Afinal, a fachada de vidro do prédio forma janelas imensas em toda a extensão das salas.

Com a reforma, não só a cozinha foi aberta para a sala, como também um quarto de hóspedes foi reduzido para ampliar a suíte do casal. Já o banheiro social foi dividido em dois para dar origem ao lavabo e um banheiro menor, que atende os dois quartos de hóspedes.

Segundo o arquiteto, o objetivo geral do projeto foi criar espaços amplos, integrados e fartos em luz natural, e manter o protagonismo da vista da lagoa e das montanhas. Para isso, além de demolir algumas paredes, ele também arredondou uma quina de parede da sala.

Como havia grandes elementos estruturais na planta, removemos a argamassa de emboço dos pilares para contrapor o concreto bruto aparente aos painéis de madeira Tauari.

Com a intenção de criar identidade visual em todo apartamento e aumentar a sensação de amplitude dos espaços, o arquiteto adotou uma base neutra e clara, em tons de cinza, branco e madeira Tauari, com destaque para os pilares em concreto bruto aparente e o piso em porcelanato cinza, de grande formato .