Apartamento estilo art déco dos anos 50 e 60
25 jun, 2021 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Carolina Mossin/ Divulgação
Escritório: Vinícia Brandão Arquitetura
Área: 120m²
Local: Jardins, São Paulo, SP
Ano: 2019
Um apartamento que registrasse a identidade da época em que o prédio foi construído, com inspirações no estilo art déco dos anos 50 e 60. Esse foi o desafio assumido pela arquiteta Vinícia Brandão para este projeto no bairro do Jardins, em São Paulo.
O projeto exemplifica bem como é possível repaginar totalmente um imóvel sem que sejam necessárias reformas estruturais consideráveis.
“Estruturalmente o apartamento ficou da mesma forma, com as mesmas divisões. Eliminamos apenas uma porta na sala, que deu espaço para o sofá. De resto, todas as paredes e divisões foram mantidas.”
Além disso, o projeto contou com inúmeros itens pessoais na decoração.
“O proprietário é cheio de móveis, quadros e objetos no geral com muita história, e foram justamente eles que deram vida a todos os espaços. Em uma das reuniões com o cliente, que morava em Nova York, percebemos que tinha uma bicicleta que ficava apoiada em sua sala, então sugerimos que neste projeto houvesse um lugar de destaque para a bike. Pintamos então a parede do escritório de verde-lousa e colocamos a bike ali.”
É interessante notar também algumas escolhas feitas pela arquiteta para otimizar o uso dos espaços de convivência.
“A sala deste apartamento não é muito grande, então ficaria muito apertado se colocássemos lá também a mesa de refeições. Assim, sugerimos que a mesa de jantar ficasse na varanda. É uma delícia e a sala fica mais ampla, dando espaço para um cantinho destinado especialmente à vitrola do cliente.”
Mas as grandes mudanças feitas foram principalmente na cozinha e no banheiro.
“Fizemos uma reforma maior com instalação de um novo piso na cozinha e trocamos as portas e a bancada da pia. Já o banheiro recebeu uma reforma total, mas mantendo a louça e a banheira já existentes.”
E tudo isso foi planejado completamente à distância.
“O cliente morava fora do Brasil e me contratou para fazer o projeto à distância. Ele ia voltar para São Paulo e alugou o apartamento, mas antes quis reformar, afinal, o apartamento perdeu um pouco a identidade com as reformas que haviam sofrido, e o cliente quis resgatá-la. Eu gostei muito do fato de termos conseguido tocar esse projeto e alcançar o estilo do cliente mesmo de longe.”
Carolina Mossin/ Divulgação
Deixar um comentário