Apartamento dos anos 50 com muita cor
30 set, 2024 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Luiza Schreier / Divulgação
Escritório: Fabiana Cyon
Arquiteta parceira: Ana Paula de Castro
Produção Visual: Pualani di Giorgio
Total: 220m²
Local: Leblon, Rio de Janeiro
A relação da arquiteta Fabiana Cyon com os clientes deste projeto – o casal Marcelo e Tereza, pais de Maria Beatriz, de 12 anos, e Antônio, de 10 anos – é antiga: começou em 2012, quando foram vizinhos em outro endereço.
Assim que fecharam o contrato, me chamaram para fazer o projeto do novo apartamento. Dessa forma, eles estavam garantindo que seria uma obra rápida, pois a arquiteta era a vizinha de baixo!
O projeto, realizado por Fabiana Cyon, em parceria com a arquiteta Ana Paula de Castro, promoveu uma reforma completa no apartamento de 220m², conservando alguns elementos originais do imóvel construído na década de 1950, como as portas originais e seus metais em latão.
Já as principais mudanças foram na cozinha, ampliada para ganhar uma copa e reunir a família no preparo das refeições, e nos quartos – originalmente eram dois, nenhum deles com banheiro privativo. Agora, o apartamento dispõe de três suítes com banheira.
As cores da marcenaria, inclusive, são um elemento marcante em todo o apartamento, indicando diferentes usos: verde para estantes e armários de uso comum, azul na cozinha e tons mais neutros, como madeira e branco, nos quartos.
A transformação do imóvel, para contar com três suítes, trouxe ainda algumas surpresas. Entre elas, ao alterar o acesso ao quarto do casal, apareceu na demolição a tubulação de águas pluviais do edifício.
Quanto ao mobiliário, a maior parte já pertencia aos moradores. As peças novas, que compuseram com o acervo existente, são o sofá em lona e as cadeiras da mesa de jantar. Para a dupla, a mistura de referências, cores e soluções diferenciadas resultou em um lar autêntico e recheado de memórias afetivas.
Deixar um comentário