Apartamento despojado com tons claros
01 jun, 2022 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Praia
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Escritório: Carmen Zaccaro Arquitetura
Área: 150m²
Local: Leblon, Rio de Janeiro
Ano: 2021
Um apartamento despojado com tons claros. Esse foi o resultado deste projeto no Leblon, Rio de Janeiro, pensado pela arquiteta Carmen Zaccaro para um casal com uma filha adolescente.
“Para deixar o imóvel do jeitinho que os novos proprietários sonhavam, mexi em todos os cômodos do imóvel e também comprei tudo novo para a decoração, de acordo com as especificações do projeto. Eles queriam um apartamento claro, despojado e de fácil manutenção, com uma planta menos compartimentada.”
Mas para que isso fosse possível, alterações no layout do apartamento foram feitas.
“Entre as principais modificações na planta do imóvel após a reforma, está a eliminação do quarto de empregada de modo a aumentar o banheiro do casal e criar um lavabo, que não existia na planta original. Também quebrei as paredes que delimitavam a sala de jantar e o hall de entrada para criar ali um cômodo com dupla função: home office e quarto de hóspedes.”
No que se refere à decoração, a arquiteta se inspirou no gosto da família pela praia.
“Como a família adora mar e praia, foram usados tons neutros para compor a base do décor, pontuados com detalhes em azul, especialmente em almofadas e quadros, sendo alguns pintados pela filha do casal. Para reforçar o clima de praia urbana, algumas paredes foram revestidas com tijolinho branco e o piso com porcelanato fosco na cor areia. A madeira natural, presente na marcenaria e em alguns móveis, transmite leveza e aconchego, sensação reforçada pelas texturas naturais das cortinas de linho branco e do tapete. Tudo isso misturado ao verde das copas das árvores que se vê das janelas resultou em um lar perfeito, que tem a cara de uma família carioca.”
Alguns elementos estruturais também foram aproveitados na reforma.
“O pilar que nasce na garagem e sai no meio da sala acabou se tornando algo charmoso da decoração. Apenas o pintei de branco e distribuí a ambientação em torno dele. Assim, foi possível aproveitar essa característica estrutural sem deixar de lado a estética e o estilo do projeto como um todo. Acredito que bons projetos arquitetônicos tem que levar isso em consideração, de modo a não descaracterizar o que o espaço era anteriormente.”
Além disso, desafios foram enfrentados para a execução do projeto.
“Meu maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, redividir os espaços para atender às demandas da família. Mas o resultado final compensou porque os clientes amaram o novo lar.”
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Deixar um comentário