Apartamento de férias com área social integrada e muita iluminação natural
20 maio, 2022 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Produção Visual: MBV Arquitetura
Escritório: MBV Arquitetura
Área: 206m²
Local: Leme, Rio de Janeiro
Ano: 2022
Um apartamento de férias com área social integrada e muita iluminação natural. Esse era o desejo de um casal composto por um carioca e uma neozelandesa que mora no exterior para este projeto no Leme, Rio de Janeiro, executado pelo escritório MBV Arquitetura.
“Com residência na Nova Zelândia, o casal queria um apartamento para passar as férias no Rio de Janeiro, quando viessem ao Brasil, e para emprestar por temporadas a amigos e familiares. Filtrei cinco opções na região do Leme e Copacabana, elaborei uma ficha de cada imóvel, contendo vantagens e desvantagens e fizemos reuniões online até concluirmos qual seria o melhor para as demandas deles. Então o casal veio ao Brasil, fechamos o negócio e já escolhemos os materiais.”
A fim de atender aos desejos dos clientes, foram levadas em consideração referências de diferentes estilos.
“Foram seis meses de maturação do projeto e mais sete meses do início das obras até finalizar a decoração, que traz uma mistura de referências da arquitetura carioca e neozelandesa. Entre essas escolhas, a cor branca foi fundamental para ampliar a iluminação natural, além de deixar que outros elementos ficassem em destaque. É o caso dos detalhes em preto e cinza, presentes na esquadria das portas de vidro e nas bancadas em Dekton da cozinha, que conferem contemporaneidade ao projeto. Já o papel de parede com estampa de folhagens, aplicado na varanda, foi escolhido bem no início das reuniões e faz referência à atmosfera carioca.”
Mas para que tudo isso fosse possível, o layout original do apartamento sofreu alterações consideráveis.
“O apartamento originalmente era muito compartimentado e escuro, com saletas, ante-salas e circulações confusas. A demanda por luminosidade natural e por cômodos mais amplos foi, então, uma das primeiras questões a serem resolvidas. Para isso, foi necessário demolir todas as divisões possíveis da área social, de forma que o espaço fosse compreendido como único e a luz natural invadisse o ambiente. A integração transformou completamente a experiência de estar no apartamento. Ele parece muito maior. Outra modificação estrutural foi em relação aos três banheiros originais: nenhum era suíte, sendo dois da área social e um da área de serviço. Um dos banheiros tinha 12m² e foi transformado em três, formando duas suítes e um lavabo, que ganharam os mesmos acabamentos, a pedido dos clientes. Já o outro banheiro social deu lugar à lavanderia, escondida em frente à cozinha por um porta camarão em laca preta. A área de serviço, por sua vez, foi toda demolida para ampliação da cozinha.”
Além disso, a arquiteta tomou cuidado para manter os detalhes originais do imóvel.
“Havia a oportunidade de manter muitas questões da construção original, então esse foi o principal guia nas decisões. A escolha dos novos materiais foi em função do que poderia ficar equilibrado com o que seria mantido. Buscamos transmitir a ideia de amplitude, frescor, contemporaneidade, respeito ao imóvel original, luminosidade e , ainda sim, identidade.”
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Deixar um comentário