Apartamento com integração e praticidade
03 jan, 2025 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Paula Chaffin / Divulgação
Escritório: Janeiro Arquitetura
Área: 170m²
Local: Ipanema, Rio de Janeiro
Um casal de atletas amadores e o filho de um ano, encomendaram à Janeiro Arquitetura um projeto de reforma em Ipanema, Rio de Janeiro, do apartamento de 170m². Ela, uma advogada e estudante de psicologia e, ele, diretor de uma empresa familiar possuem hábitos muito saudáveis.
Muito ligados à família, escolheram um apartamento no mesmo prédio onde ele cresceu, e onde sua mãe e irmã moram. Assim, os almoços e jantares são sempre com casa cheia e com todos mimando o filho do casal.
O casal já morava junto em um flat localizado na mesma rua do atual imóvel que, todo equipado, virou AirBnb, complementando a renda familiar. Para o novo apartamento, priorizaram um design minimalista, não quiseram investir muito em móveis e decoração para deixar o máximo de espaço livre para o filho explorar e brincar.
Para mais inspirações sobre reformas de apartamentos no Rio de Janeiro, confira:
Apartamento com estilo clean minimalista
Reforma total e um novo layout
Estilo minimalista com texturas naturais
Os clientes me deram total liberdade criativa, com alguns pedidos inegociáveis: um escritório amplo e uma cozinha bem equipada e uma biblioteca que convidasse à leitura. Ele, por sua vez, desejava uma churrasqueira na varanda e TVs em todos os ambientes.
A reforma do apartamento do casal foi completa em termos de novas infra estruturas, revestimentos e marcenaria, mas manteve a disposição original dos cômodos com pequenas intervenções. A principal mudança foi a integração da cozinha à sala, facilitada por uma porta pivotante em marcenaria com desenho em chevron que permite a opção de mantê-la aberta ou fechada.
A cozinha foi planejada em dois ambientes: uma bancada para refeições rápidas e uma área reservada para o preparo dos alimentos, equipada com todos os eletrodomésticos necessários, incluindo um cooktop de cinco bocas e uma pia dupla.
Deixar um comentário