Apartamento de 52m² com cara de casa
02 jan, 2023 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: Gisele Rampazo / Divulgação
Escritório: Estúdio Fubá
Área: 52m²
Local: Jardins, São Paulo
Ano: 2022
Um apartamento com cara de casa em uma metragem bem diminuta. Este foi o desafio da arquiteta Larissa Velloso ao definir o projeto de seu próprio lar com o marido no Jardins, em São Paulo.
“O apartamento dos nossos sonhos era um apartamento com carinha de casa, que fosse leve e trouxesse a memória e sensação do interior, que foi onde eu e o Maurício crescemos. A nossa ideia para esse apartamento era poder passar mais tempo juntos quando estivéssemos aqui, por isso a necessidade de integrar os espaços. Para estarmos juntos independente do que a gente estivesse fazendo, vendo tv, cozinhando, lavando roupa, etc.”
Apostando em uma decoração leve, com uma paleta de cores neutras e que proporcionasse uma valorização do espaço de apenas 52m², a arquiteta conta como foi o processo.
“O primeiro desafio era que eu era a arquiteta, a proprietária, a moradora e a cliente, rs. Foi muito difícil conciliar todos os desejos, sentimentos, custos e expectativas. Mas um ponto desafiador em termos de projeto foi a planta com muitos recortes, não cabia um sofá com bom tamanho sem que ficasse interrompendo a passagem. Além do fato de querer transmitir a sensação de casa para um apartamento de apenas 52 m² localizado a uma quadra da Avenida Paulista.”
Além disso, um espaço para trabalho também teve que ser incluído no projeto.
“O apartamento deveria atender a rotina do home office e ter um espaço aconchegante para receber nossos familiares do interior, que por vezes vêm aos finais de semana. Lembrando que para o Maurício poderia ter tudo que eu quisesse desde que ele tivesse um bar para chamar de seu! rs.”
A arquiteta explica que conseguiu resolver várias questões do projeto ao prezar por um bom layout. O essencial, também, é que fosse funcional.
“Uma dica legal é tirar partido da estrutura existente. Nesse apartamento mantivemos uma base neutra para dar destaque e valorizar aquilo que já existia e que, na minha opinião, passa muito a sensação da casa, que é a parede de tijolo e a estrutura aparente. O nicho somado a ilha virou ponto de destaque e é a marca registrada desse apartamento.”
Deixar um comentário