Apartamento colorido com cozinha integrada à sala de estar
30 set, 2021 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade, Praia
Fotos: Lilia Mendel/ Divulgação
Escritório: Marina Romeiro – MR Arquitetura
Área: 95m²
Local: Botafogo, Rio de Janeiro
Ano: 2021
Um apartamento alegre, colorido e com cozinha integrada à sala de estar. Esses foram os principais pedidos de um casal com duas filhas pequenas aos arquitetos do escritório MR Arquitetura para este projeto no bairro do Botafogo, Rio de Janeiro.
“A ideia geral foi de criar um espaço cheio de vida, que brincasse com texturas e cores, mas de forma equilibrada, mantendo a harmonia do espaço.”
Para que tudo isso fosse possível, algumas modificações na planta do imóvel foram necessárias.
“Abrimos a cozinha para a sala de estar e criamos uma suíte na área íntima ao incorporar um dos dois banheiros sociais pré existentes. Para melhorar a circulação da atual suíte, a alvenaria original que separava o cômodo do quarto das filhas foi demolida e criamos uma nova divisão com armário executado em marcenaria.”
Além disso, as cores escolhidas foram essenciais para criar a atmosfera desejada.
“A cor predominante é o azul e o restante da paleta deveria conversar e complementar o tom escolhido. A marcenaria da cozinha em azul com portas de vidro canelado e estrutura em tom amadeirado com puxadores pretos conversam com os tons do piso, além aquecer e ‘vestir’ o espaço. Como a cozinha é aberta, levamos essa paleta também para a decoração da sala.”
Vale ressaltar que a verba para o projeto era enxuta.
“O maior desafio deste projeto foi pensar o todo de forma de forma que coubesse no orçamento dos clientes e sem comprometer a qualidade. Como eles haviam acabado de adquirir o imóvel, a verba para reforma era reduzida. Mas tivemos uma agradável surpresa ao descobrir que havia um taco lindo sob o piso flutuante, o que gerou uma grande economia.”
Outro ponto importante foram algumas soluções para aproveitamento dos espaços de maneira criativa.
“O espaço atrás da porta de entrada, que normalmente não teria um uso, foi aproveitado com a criação de um nicho de apoio para livros e pequenos objetos. Na cozinha fizemos uma parede com tinta preta tipo lousa que permite deixar recados e anotar as coisas importantes da rotina da família. Na sala, utilizamos um sofá solto da parede que proporciona um layout versátil e, ainda na área social, aplicamos um banco de janela que integra todos os ambientes, cria mais possibilidades para se sentar e ainda fornece espaço de armazenamento.”
Fotos: Lilia Mendel/ Divulgação
Deixar um comentário