Apartamento clean e integrado
11 jan, 2023 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade
Fotos: Denilson Machado / Divulgação
Escritório: Maia Romeiro Arquitetura
Área: 70m²
Local: Icaraí, Niterói
Ano: 2022
Um apartamento clean e integrado visualmente e espacialmente. Este foi o pedido dos clientes ao escritório Maia Romeiro Arquitetura, que assina o projeto de 70m² em Niterói, Rio de Janeiro.
“Partimos do conceito de um espaço visualmente integrado, limpo e com uso pontual de cor. Pensamos nas perspectivas que íamos criar, de um cômodo ou ângulo para o outro, para criar vistas interessantes, explorando pontos de cor e texturas.”
Além disso, gostariam que o projeto fosse funcional, claro e iluminado, com uma estética contemporânea e limpa. Os moradores também precisavam de bastante espaço de armazenamento, sem, no entanto, incluir muitos móveis. Do apartamento antigo, os clientes trouxeram apenas um piano, o sofá da sala, a cama e a cadeira de escritório.
“Uma medida para adequar o piano ao estar foi transferir a sala de jantar para a copa, integrada à cozinha. Como cozinhar é um hobby deles, projetamos uma cozinha completa e funcional, embora pequena. A área de serviço foi reduzida a um espaço mínimo, também integrada à cozinha.”
Na sala de jantar, as cadeiras na cor mostarda dão um toque despojado ao espaço. Azul e amarelo, cores primárias, também reforçam o conceito da estética limpa ao aparecerem sutilmente no ambiente. Sobre a reforma, os arquitetos comentam quais ambientes passaram por uma reconfiguração.
“Os dois banheiros, da suíte e social, deram lugar a apenas um grande banheiro, com banheira, chuveiro duplo e todo fechamento para o quarto, escritório e corredor, com uma esquadria com vidro inteligente, que fica translúcido ou opaco, de acordo com a vontade e necessidade dos clientes. Na verdade, não existe mais suíte: como pensamos em um espaço integrado, o banheiro é social, atendendo tudo.”
O vidro inteligente é outro grande destaque do projeto.
“Para conseguir uma empresa que fizesse o fechamento com vidro inteligente com bom custo e boa recomendação, tivemos que recorrer a um fornecedor de São Paulo. Como alteramos a posição do vaso sanitário, tivemos que criar um degrau da circulação e do quarto em relação ao banheiro. Ali tem uma viga bem baixa e ficamos com receio do pé-direito ficar comprometido. Mas no fim deu tudo certo, fizemos um rebaixo somente em um trecho e a tecnologia do vidro funcionou perfeitamente.”
Deixar um comentário