Apartamento claro e iluminado
28 dez, 2022 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Manuel Sá / Divulgação
Escritório: Balaio Arquitetura
Área: 100m²
Local: Jardim Paulista, São Paulo
Ano: 2022
Um apartamento claro e iluminado. Este foi o pedido do morador, prestes a se aposentar e natural do Ceará, ao escritório Balaio Arquitetura, que assina o projeto de 100m² pensado para facilitar a moradia do cliente durante suas frequentes visitas à São Paulo.
“Desde o início, o novo morador trouxe alguns desejos, como um apartamento claro e iluminado, com um design limpo e sem excessos. Além disso, era importante que o apartamento tivesse três quartos (a planta original tinha dois quartos) e, se possível, que um deles fosse uma suíte, pois no apartamento havia apenas um banheiro, grande o suficiente para ser separado em dois.”
Com carta branca para mexer na estrutura do apartamento e total confiança dos clientes, os arquitetos contam ainda sobre outros desejos do morador para o projeto.
“Como o apartamento, a principio, é para temporadas, com a intenção de moradia daqui poucos anos, era importante imaginar um pequeno espaço para home office em um dos quartos, devido ao plano do apartamento ser alugado para pequenos períodos de estadia quando o proprietário não estiver residindo. Outro desejo do cliente era que a cozinha não fosse aberta para os demais espaços de estar, mas que tivesse alguma flexibilidade para uma maior integração com esses ambientes.”
A partir dessas mudanças, foi preciso pensar na iluminação para atender ao principal pedido: um lar claro e iluminado.
“O maior desafio desse projeto foi criar soluções para que a iluminação natural chegasse a ambientes que, pelo layout original, ficavam muito escuros. Tivemos a liberdade de alterar boa parte do layout original, reduzindo algumas circulações e permitindo que essa luz alcançasse áreas como sala de jantar e terceiro quarto. Ao repaginarmos o layout completo do apartamento, reorganizamos os fluxos e acessos concentrando a circulação para quartos e novo banheiro pela parte social e trazendo elementos que permitissem iluminação em ambientes que antes não tinham contato com a luz natural proveniente das janelas das fachadas.”
Peças como a luminária da sala de estar e elementos contínuos foram propositalmente planejados a fim de reforçar a geometria dos ambientes, trazendo sensação de amplitude aos espaços. Essa solução também é aplicada ao rack da sala, onde as ripas resgatam ritmo e repetição, causando efeito similar às linhas contínuas.
“Uma dica muito legal desse projeto é a forma que usamos o vidro texturizado para permitir que a luz percorresse pelos demais ambientes do apartamento sem que a privacidade dos espaços fosse comprometida. Existem diversos padrões desses vidros, como martelado, pontilhado, canelado e, como o caso desse projeto, o mini boreal, que permite que a luz passe normalmente, mas preserva a permeabilidade visual, “borrando” a imagem que está atrás e apenas quando muito próxima.”
Deixar um comentário