Apartamento aconchegante e com a cara do casal
03 ago, 2022 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Cris Farhat/ Divulgação
Escritório: Matú Arquitetura
Área: 117m²
Local: Jardim Paulista, São Paulo
Ano: 2021
Um apartamento aconchegante e com espaço para filhos. Essas eram as principais premissas de um casal quando chamaram as arquitetas do escritório Matú Arquitetura para este projeto localizado no Jardim Paulista, São Paulo.
“Assim que os novos moradores do apartamento fizeram a compra do imóvel, imaginar o layout e melhor ocupação de cada ambiente se tornou inevitável e o maior desafio. O desejo não era de grandes intervenções, mas sim de uma ocupação fluida, harmônica, aconchegante e funcional para o casal, que junto à mudança, ganharia também um filho.”
E a personalidade do casal foi impressa em cada canto do projeto.
“O desejo por uma casa aconchegante sempre foi o principal, mas também que ela fosse espaço para algumas irreverências e também itens de decoração que transmitissem a aura do casal. Uma paleta de cores e texturas leve, mas saindo do óbvio, funcionou super bem com as pinturas coloridas Suvinil. Tudo isso em harmonia com um revestimento de piso da Lepri Cerâmicas”
Além de rever o layout dos ambientes, os moradores fizeram alguns pedidos especiais para as arquitetas.
“Eles queriam muito transformar um antigo banheiro de serviço em um micro-spa com banheira e transformar o antigo quarto de serviço, antes super escuro, em um escritório/ateliê iluminado e funcional para um designer e ilustrador. Não só aceitamos o desafio, como atingimos as expectativas dos moradores e adoramos o resultado. O novo spa virou o lugar de relaxamento dos pais e diversão do filho, e o ateliê tem uma boa privacidade para momentos de concentração e, principalmente, muita iluminação natural vinda da lavanderia.”
Vale destacar que muitos pontos do projeto foram redirecionados com a chegada do bebê.
“Muitas coisas são planejadas e determinadas em projeto, mas também muitas vezes algo projetado para um fim específico acaba mudando totalmente de função quando a casa começa a ter uso e novos significados. Com a chegada do bebê, uma marcenaria executada junto ao painel de madeira da sala foi pensada para servir de bar, com espaço para garrafas e armazenamentos de copos. Na nova dinâmica familiar, este mesmo móvel rapidamente virou o local perfeito para guardar itens importantes e de difícil armazenamento, como o tapete plástico para o bebê engatinhar e demais itens dessa dinâmica de brincar na sala, viabilizando uma rotina mais prática para todos os moradores.”
Fotos: Cris Farhat/ Divulgação
Deixar um comentário