Apartamento acolhedor em tons terrosos e traços simples
27 nov, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Fotos: Joana França / Divulgação
Escritório: Studio Clarice Semerene
Área: 130m²
Local: Asa Sul, Brasília
Ano: 2022
Dentro deste edifício assinado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o apartamento Ipê, projetado por Clarice Semerene, presta uma homenagem à capital do país ao mesmo tempo em que acolhe, entre seus tons terrosos e traços simples, com conforto e personalidade seus moradores.
O pedido veio por meio do artista e ilustrador brasiliense Toninho Euzébio, que com sua esposa, duas filhas e três animais de estimação decidiu encomendar um projeto totalmente novo, mas mantendo características originais do apartamento.
“O morador, conhecido por suas ilustrações que frequentemente retratam Brasília de forma afetuosa e bem-humorada, sonhava em estender a homenagem à cidade também para o novo lar, valorizando os traços da arquitetura modernista. Durante o processo de criação, os moradores descreveram o futuro apartamento como um “Ipê”, a árvore símbolo da cidade, conhecida por suas flores efêmeras e vibrantes.”
Dentre as demandas, queriam um apartamento simples, impactante e com forte identidade local. Além disso, o projeto deveria priorizar os momentos de encontro entre a família, mas sem deixar de lado os animais de estimação: dois gatos e uma cachorrinha.
A grande intervenção do projeto foi no layout da área social. Antes isolada, a cozinha foi integrada e fundida com a sala de jantar, e a ilha com o cooktop e mesa de refeições conseguiu reforçar a característica fluida do apê.
“Buscamos revelar as características originais do edifício expondo e destacando a estrutura da laje de concreto. Foram escolhidos materiais que, assim como o concreto, carregam verdade em si, como a madeira e o mármore de veios bem marcados. Além disso, são materiais resistentes aos bichos de estimação. A marcenaria é composta por painéis ripados, que remetem ao ritmo da fachada do edifício.
O resultado é um cenário neutro e simples que evolui com o tempo e abriga um mobiliário acolhedor, de tons terrosos, amadeirados, além de quadros objetos que carregam memórias e identidade local.
“Este layout, aberto e multifuncional, potencializa a ventilação e iluminação naturais, além de incentivar a interação entre os moradores em diferentes momentos e atividades do cotidiano. Os gatos também podem transitar livremente por entre prateleiras e superfícies, como em um parque de diversões.”
Deixar um comentário