Agência De Publicidade Reformulada
17 jul, 2017 | Comerciais, Acima de 200 m2, Cidade
Integração, Transparência e Sustentabilidade foram os pilares solicitados pelos clientes da NR Arquitetura para elaboração da reforma da Agência de Publicidade, que sairia de uma casa no bairro de Ondina para o centro comercial na Av. Tancredo Neves.
Além de atender as novas demandas de funcionalidades, era necessário deixar de lado a estética pop da antiga casa e se reposicionar no mercado, perante aos seus clientes, como contemporânea, em sua nova sede. A definição conceitual foi baseada na estética pós-moderna do minimalismo brutal com concreto e instalações aparentes buscando sempre a redução formal e a utilização de cores neutras. Esses itens nortearam as escolhas de todos os partidos arquitetônicos e decorativos adotados no projeto.
“Cada sócio queria imprimir a sua personalidade, mantendo a mesma linguagem adotada a toda a estrutura da agência. Cores e mobiliários foram escolhidos propositalmente para que cada um tivesse sua identidade.”
Logo na Recepção, a proposta brutalista é estampada na estante metálica de vergalhões enferrujados de obra, que somadas com as prateleiras e os módulos laqueados, com as cores da marca da Agência de Publicidade, dão identidade para quem chega. O piso com pintura epóxi ressalta o minimalismo proposto no conceito.
Para quem espera ser atendido, ou aguarda a sua reunião, um Café foi pensado para abrigar um bate papo informal ou até mesmo os tradicionais happy hour da agência – sem perder o foco no atendimento aos seus clientes. A estante de vergalhões da recepção avança por esse espaço, só que ao invés das cores laqueadas, as prateleiras foram revestidas com lâmina natural de madeira clara para harmonizar com a bancada de mármore Perlato que apoia o serviço do café, como xícaras e pires organizados na bandeja Open do designer brasileiro Jader Almeida.
A estrutura metálica volta a aparecer em linhas retas na bancada em ilha, só que desta vez, em metalon com seção quadrada. Os bancos Milk são do arquiteto Guilherme Torres. Até na escolha da fotografia o conceito Minimalista Brutal se fez presente. Fotografias pretas e brancas com formas geométricas reduzidas são clássicas da estética em questão, e o fotógrafo Wagner Paiva conseguiu retratar esse estilo na grande obra que estampa a parede de acesso a Sala de Reunião Principal. Ainda no enfoque da arte, o banco Puxado de Zanini de Zanine, feito em Ipê Tabaco e Jacarandá é valorizado pela luminária italiana Tab, dos designers ingleses Edward Barber e Jay Osgerby, para a marca FLOS.
Para abrigar grandes reuniões, e até mesmo conferências com clientes e as demais sedes era a necessidade básica para essa sala. As linhas simples e retas das duas mesas Grassi, do Estúdio Bola, selecionadas na cor branca, se somam ao design das cadeiras Yoná, também do Estúdio Bola, formando o conjunto principal da reunião. As estantes metálicas de vergalhão também estão presentes na decoração. Jardins do Éden é a série de fotografias do fotógrafo baiano Christian Cravo que retrata o cotidiano do povo sofrido do Haiti, em uma rotina primordial, espiritualizada e repleta de simbologias da natureza. Em uma linguagem simples e objetiva, foi escolhida uma obra em preto e branco que agrega dramaticidade ao canto da Sala de Reunião Principal, que somada a fotografia do baiano Moises Dantas finaliza com suavidade as escolhas de obra de arte.
Já para as reuniões menores, foram pensadas duas salas com divisórias em vidro duplo com persiana horizontal no meio e um mobiliário mais simples e objetivo. As cores sóbrias foram valorizadas. Uma das premissas do projeto foi a integração total da equipe. Na sede antiga, as salas compartimentadas dificultavam que o processo de criação e produção fluísse melhor. Era necessário que as decisões fossem discutidas com maior agilidade, e as soluções compartilhadas de forma objetiva entre os envolvidos, e para isso dois grandes Open Spaces foram criados.
Na nova proposta de integração, os setores internos ganharam mesas lineares integradas completamente uma com as outras, com sua liderança na ponta observando toda a produção. A estética brutalista aparece no teto aparente – conforme a construtora do edifício deixou, na tubulação do ar-condicionado que foi pintado com a cor da marca da Agência de Publicidade e na estrutura metálica da estante que congrega todos os arquivos e organização do ambiente. Uma arena foi criada no Open Space 02 a fim de reunir integrantes envolvidos em um único processo. A modulação dos bancos facilita a montagem de diversos formatos – desde uma arena até um banco linear; a depender da necessidade a ser abordada.
Fotos: Xico Diniz
Deixar um comentário